Alcool e Ansiedade: Saiba identificar e buscar tratamento

Alcool e Ansiedade: Saiba como identificar e buscar tratamentos

Alcool e ansiedade é uma mistura perigosa. Por vezes vemos pessoas fazerem uso da bebida na busca de sanar problemas relacionados à ansiedade. Todavia, o que poucos sabem é que essa pratica além de perigosa, pode ser destrutiva para o psicológico da pessoa. Neste artigo vamos descrever essa relação de bebida e ansiedade e como podem afetar o cotidiano. Além de apresentar no que consiste esse distúrbio psicológico chamado ansiedade, e como pode ser tratado.

 

Alcool e Ansiedade: Entenda a relação

 

Alcool e Ansiedade: Saiba identificar e buscar tratamento

 

A relação de alcool e ansiedade é complicada. Para muitos, a bebida se apresenta como uma escolha viável. Todavia, além de piorar sintomas de ansiedade, essa mistura também gera novos problemas, seja em relação a ansiedade, ao álcool ou até mesmo ao corpo.

O álcool é similar a uma droga por possuir efeito sedativo, calmante e depressivo. A substancia presente na bebida pode afetar órgãos do corpo como o coração e o figado. Além de abalar o psicológico. Isso tudo é decorrente de seu uso contínuo, que também pode gerar ou acentuar a ansiedade, e pode provocar uma dependência alcoólica.

Boa parte das pessoas, quando estão ansiosas, com medo ou preocupadas com o trabalho, estudos,  ou família,  buscam algo para amenizar esses sentimentos. A escolha é o álcool. Durante o consumo de álcool os problemas parecem desaparecer, por isso ele é muito requerido. No entanto, é depois, no dia seguinte que as preocupações e os problemas voltam de forma mais atenuante. A maior parte do problema consiste exatamente em misturar esses dois fatores, por que ao invés de ajudar a melhorar, vão piorar consideravelmente todos os problemas.

 

Sintomas: Como saber que essa dupla esta te afetando?

É o efeito proporcionado á pessoa pela falta da bebida ou após a bebida, que define se o álcool esta afetando a pessoa de forma significativa ou não.

  • A bebida pode provocar lapsos de memoria. Portanto, a pessoa que tem ansiedade vai ter esse sintoma duplicado com preocupações ante a possibilidade de ter feito algo que não devia, ou que podia ter evitado. Ela ficara desestabilizada e terá sua rotina perturbada devido á esse fator.
  • Beber escondido ou perceber que o corpo criou intolerância ao álcool são indicativos de que a situação não anda bem. Isso porque, beber escondido normalmente está associado á algo de errado, que não devia ser feito. Já a intolerância é a incapacidade da bebida de produzir o efeito calmante. Em resposta á isso a pessoa vai aumentar a dose, podendo intensificar o risco de dependência da bebida.
  • Ter ataques de panico caracterizados por um medo intenso e uma desconfiança de tudo, pode ser indicativo de que a bebida aliada à ansiedade não esta fazendo bem. Caso a pessoa já tenha casos de ataques de panico, tem que se atentar para saber se está piorando com o uso da bebida.

Esses são fatores que caracterizam quando uma pessoa esta sendo afetada pela mistura de alcool e ansiedade. Sabendo disso, é importante que, tendo identificado esses sintomas, procure ajuda médica. É o único método de realmente melhorar esses sintomas e evitar que voltem a acontecer. Se persistir nesses hábitos, eles podem se tornar difíceis de abandonar, além de começarem a modificar sua rotina.

Com um plano de saude você tem acesso á uma gama de profissionais e outros benefícios que podem te auxiliar. Confira quais os benefícios de aderir à um plano de saude.

A Ansiedade

Alcool e Ansiedade: Saiba identificar e buscar tratamento

Todos temos um pouco de ansiedade, seja em relação á uma prova, uma apresentação, uma entrevista e outros fatores mais. Todavia, a ansiedade se torna um problema quando começa a influenciar de forma significativa na vida da pessoa.

É quando essa ansiedade se torna descontrolada e intensa influenciando picos de nervosismo, cansaço e insônia, que é preciso se preocupar. Atualmente esse distúrbio afeta mais de 2 milhões de pessoas, apenas no Brasil. E apesar de muitos apresentarem esse distúrbio, a maioria ignora à sua constatação e seus efeitos.

Apesar de alguns transtornos derivarem de medos e traumas das pessoas, não significa que sempre vai acontecer por essas razões. Esse disturbo pode decorrer de sentimentos e pensamentos fortes, que podem estar afetando o indivíduo. Além de problemas do cotidiano que estão causando preocupações.

A ansiedade pode gerar outras doenças como depressão, hipertireoidismo, diabete, dores corporais e dependência de drogas, caso não tratada. Devido á esses fatores é de extrema importância que esses distúrbios sejam tratados como algo importante e que a pessoa busque os tratamentos adequados.

Confira o que é preciso saber antes de contratar um plano de saúde.

Sintomas

Há diferentes sintomas que se apresentam em uma pessoa com ansiedade. Além de sintomas psicológicos, a pessoa também pode apresentar sintomas físicos. Confira a seguir quais são os mais comuns de identificar:

Psicológicos

  • Apreensão extrema ao futuro;
  • Medos irracionais, muito confundido com fobias. Se preocupar caso seja em excesso;
  • Impaciência e revolta;
  • Impulsividade;
  • Expectativas negativas em relação á tudo;
  • Medo intenso de ser inconveniente, que acaba impedindo-o de efetuar algo;
  • Necessidade extrema de receber feedback positivo.

Físicos

  • Tremor em diferentes partes do corpo;
  • Insônia, quando corriqueira;
  • Tensão muscular relacionada á pensamentos incontroláveis;
  • Mudança de peso constante;
  • Dores musculares e em diferentes partes do corpo;
  • Falta de ar;
  • Fadiga e exaustão.

Tratamento

Alcool e Ansiedade: Saiba identificar e buscar tratamento

Para combater os casos de ansiedade excessiva há diversas formas. Desde tratamentos recomendados por especialistas á tratamentos caseiros e naturais. Conheça alguns:

O tratamento pode ser através de alimentos e bebidas naturais, que ajudam a diminuir os sintomas ou combater uma crise de ansiedade e depressão. Podem ser sucos de maracujá, chás e o alface, presente no seu almoço. Pode conhecer mais sobre os alimentos acessando, Alimentos que combatem a ansiedade.

Há também exercícios corporais que podem diminuir os sintomas de ansiedade. Como é o caso de fazer um relaxamento corporal, atividades físicas como correr, ou praticar natação, fazer sessões de yoga, hipnose e meditação.

Porém uma ajuda realmente eficiente e eficaz é possível apenas com orientação profissional. Nessa orientação você pode ter acesso á tratamentos, sessões de psicoterapia e indicação de medicamentos como antidepressivos, para ajudar na melhora. Todos esses fatores, principalmente as sessões de terapia, tem o intuito de ajudar a pessoa a vencer os problemas que trazem essa ansiedade.

Sendo efetuado o tratamento, o indivíduo vai sentir uma melhora considerável no seu corpo, em sua mente e nas relações sociais e profissionais.

Todavia, não podemos esquecer que a interação com amigos e familiares, e o apoio deles sempre ajuda na recuperação. Sendo então, fatores de grande importância para acabar com o distúrbio em si e também com problemas causados pelo alcool e ansiedade.

Veja como é fácil fazer uma cotação e se beneficie dos tratamentos diferenciados que um plano de saude disponibiliza para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *