ESTRESSE NO TRABALHO

Estresse no trabalho | Saiba como lidar com a pressão física e psicológica!

O estresse no trabalho pode surgir por diversos motivos e provocar diferentes reações dependendo de cada indivíduo.

Ele pode ocorrer quando as pessoas se sentem muito pressionadas, nos casos em que há uma carga mais intensa de trabalho ou vivenciam situações desconfortáveis em seus empregos.

Tudo isso pode acarretar em comportamentos como displicência, irritação ou pouca colaboração nas atividades, interferindo diretamente no desempenho no trabalho.

O que pode causar estresse no trabalho?

Sobrecargas ou trabalhos com baixa remuneração estão entres os principais fatores de estresse nas empresas, que ainda pode ser agravado por outras questões pessoais.

Por esse motivo é importante não apenas prestar atenção ao ambiente em si, mas no comportamento de cada indivíduo envolvido com os processos de trabalho. Confira abaixo outros sinais que podem ocasionar o problema:

  • Competitividade exagerada;
  • Grande volume de trabalho;
  • Atividades repetitivas ou monótonas;
  • Pouco tempo para realização de tarefas;
  • Ameaça constante de desemprego;
  • Atividades pouco gratificantes;
  • Aumento de responsabilidades;
  • Mau relacionamento com o chefe ou colegas;
  • Cobranças demasiadamente excessivas;
  • Pouca ou nenhuma perspectiva de crescimento;
  • Transferência de local de trabalho ou de cidade.

Como lidar com essa situação?

ESTRESSE NO TRABALHO

Se você sente alguns sintomas do estresse no trabalho aqui vão algumas dicas para que você possa lidar com o problema da melhor forma possível.

Estabeleça prioridades

Faça uma lista de suas prioridades, colocando em primeiro lugar os projetos de maior importância ou com prazos de entrega mais curtos.

Torne este processo um hábito diário, isso vai facilitar sua vida e diminuir toda a sobrecarga no trabalho.

Tenha consciência de seu limite

Se você está com um volume de trabalho muito maior do que pode realizar, converse com seu superior e esclareça as dificuldades encontradas. É mais razoável aumentar a equipe e redistribuir as tarefas que haver sobrecargas.

Organize suas tarefas

É comum as pessoas ficarem com excesso de tarefas nas empresas e isso acabar causando irritação e impaciência.

Por isso é importante ter um cronograma bem elaborado com respectivas prioridades, isso vai te dar um senso maior de organização e ajudar a cumprir todos os prazos.

Valorize assuntos pessoais

Apesar da importância do trabalho nunca deixe sua vida pessoal de lado. Ou seja, busque fazer o que gosta ou estar sempre ao lado de amigos e familiares.

Praticar um esporte ou ter outras formas de lazer também pode ajudar a aliviar as tensões do dia a dia e trazer muito mais qualidade de vida.

Veja mais: Conheça o Muay Thai, um esporte que traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente!

Procure ajuda com um psicólogo

Você sabia que a ajuda de um psicólogo pode ser a melhor saída para tratar esse problema?

Se você está passando por algumas dessas situações procure um profissional para conversar sobre seu caso e definir a melhor forma de reduzir os sintomas de estresse no trabalho. Veja quais planos de saúde dão acesso à consultas ao psicólogo e já comece a garantir seu acompanhamento sem pagar valores abusivos!

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