vontade de fazer xixi

Segurar a vontade de fazer xixi faz mal?

Muitas pessoas acabam segurando a vontade de fazer xixi, os motivos podem ser vários, ou por estarem na rua e não conseguirem utilizar o banheiro, ou por estarem no trabalho no meio de uma tarefa urgente, ou até mesmo por preguiça.

Ficar segurando essa vontade de fazer xixi por pouco tempo, por estar atarefado, ou porque não tem local para ir ao banheiro não faz mal,  diz Gustavo Villar, chefe do departamento de urologia do Hospital de Buenos Aires. Adiar voluntariamente o ato de urinar não causa infecção urinária. “Não há nada que diga ‘sim’ a isso.”

Como funciona a nossa urina?

O Dr.  Antonio Sproesser, explica que nosso organismo extrai nutrientes dos alimentos para obter energia, e depois que utiliza os nutrientes que precisa, o que não será utilizado vai para o sistema excretor através do sangue. A partir disso o processo continua, e dos rins a urina vai para ureta,  e em seguida para a bexiga. A O interessante é que a cada 10 a 15 segundos pequenas quantidade de urina são direcionadas para a bexiga. E se a pessoa estiver com o sistema urinário saudável, o corpo aguenta até dois copos de urina pelo período de cinco a duas horas.

Mulher consegue segura mais o xixi que o homem?

Muitas vezes percebemos que a mulher segura mais a vontade de ir ao banheiro, devido a ter necessidades que o homem, não tem. Neste caso, percebemos que a mulher segura mais que o homem, mas será que é verdade?

O médico Gustavo Villar, tem essa resposta, segundo ele “A bexiga da mulher tem uma parede menor, a mulher tem uma pelve diferente e não tem próstata, então pode ser dar ao luxo de aguentar um pouquinho mais”, explicou.

A infecção urinária

A infecção muitas vezes não provêm apenas por manter o hábito de segurar o xixi por muitas horas, pode ser que a pessoa esteja fazendo xixi regularmente, mas não mantém uma boa higiene, ou também pode acontecer pelo sangue.

Recomendação para quem tem infecção Urinária

Como é de conhecimento da maioria das pessoas, recomenda-se tomar no mínimo 2 litros de água por dia.

A água é importante para limpar o organismo. “É como a água de um riacho que vai passando e limpando, não para. E, ao não parar, impede a colonização por bactérias, formação de cálculos e todo o resto”, disse Gustavo Villar.


Confira outros artigos sobre saúde clicando aqui

 

 

 

 

 

Relacionadas