Entenda o Porquê da Tuberculose Ser Tão Grave

O que é a tuberculose? – Entenda um pouco sobre essa doença.

 

A tuberculose, também conhecida como TB, ataca muita gente por anos. É uma doença infecto-contagiosa de evolução crônica, contaminando pelo ar, no ato de tossir e espirrar próximo a alguém, deste modo, infectando ao outro. E é uma doença que mata mais que a AIDS, que se não for tratada a tempo pode causar óbito. É considerado um caso grave, atingindo órgãos e partes do corpo como: rins, ossos, coluna vertebral e, também, a pele. Então não podemos deixar de tratar dessa doença. Os tipos de tuberculose são: Tuberculose Pleural; Cutânea; Cerebral; Ganglionar; Óssea e Urinária.

 

Com base nos dados do Ministério da Saúde, a cada ano aparece mais de 6 milhões de pessoas com essa doença. No Brasil, os casos chegam a 7 mil diagnosticados e 4,6 mil mortes. Em outros lugares do mundo, como na África, a doença é perigosa e precisa ser alarmada. Pois misturadas com casos de HIV, faz com que o sistema imunológico, ainda mais fraco, pegue a tuberculose facilmente. É preciso sempre ficar atento e saber a hora certa de ir ao médico para que não haja complicações e abuse da sorte. Então fique atento aos sintomas.

 

Está à procura de plano de saúde? Faça simulação aqui.

 

Entenda os Sintomas:

  • Febre alta: sendo um dos sintomas mais comuns, a febre, que nutre essa doença, pode chegar a 38º, porém, em idosos pode não surgir.

 

  • Suores noturnos: esse é outro sintoma que acaba surgindo com a tuberculose, além da febre.

 

  • Tosse: se a tosse for algo que incomoda, e muito forte, é bom resolver ir ao médico para ver se isso não é grave. A tosse pode se apresentar seca e árida, sendo assim, tossindo sangue.

 

  • Expectoração com sangue: todo o bolor que há com a tosse pode se tornar sanguíneo, então havendo mais preocupação. O catarro com sangue é comum nessa doença em suas fases mais avançadas. E pode ocorrer o cansaço e a falta de ar, não tendo vontade de fazer coisas comuns diárias.

 

  • Falta de ar e cansaço: isso ocorre com a tuberculose pulmonar e acontece com suas fases mais avançadas. Nesse ponto, o médico já tem que estar sabendo e não ser tratado como uma gripe qualquer.

 

  • Dor torácica: esse é um sintoma muito comum da tuberculose. Ela surge por vários motivos, uma lesão por conta da tosse causada pela doença, uma infecção produzida pela mesma etc.

 

  • Perda de peso: falta de apetite é muito comum, então a fome não vem. E por conta da doença estar em um estágio já bem avançado, tudo o que for ingerido pode causar enjoo. E o paciente pode perder de 5 a 10 kilos em poucas semanas.

 

  • Sangue na urina: a bactéria que causa a tuberculose se aloja em um dos rins e provoca dor na região lombar associado a sangue e pus na urina. E essa infecção urinária não cura apenas com antibióticos comuns.

 

Trate da Tuberculose:

O tratamento da doença dura cerca de seis meses até a finalização total. E o uso dos antibióticos são 100% eficazes contra a doença. Por conta de pouca informação dos médicos para com o paciente sobre a duração do tratamento, ocorre a desistência e a não cura. Então é necessário que os médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores sempre fiquem em acompanhamento.

Portanto, não podemos deixar passar qualquer sintoma e todo cuidado é pouco se tratando de algo tão sério. Mais da metade das pessoas diagnosticadas com a doença largam o tratamento antes de finalizar, nesse caso é necessário que haja acompanhamento médico junto com o paciente, para não ter desistência. A prevenção acontece imunizando crianças em seus meses de vida com a vacina BCG, crianças soropositivas ou recém-nascidas. Não ficar em ambientes fechados e isolados para a não transmissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *