síndrome de duane

Síndrome de Duane | Conheça sintomas e tratamentos

Desenvolvida quando a criança ainda está em formação no útero da mãe, a Síndrome de Duane é uma doença congênita rara. Ela afeta a musculatura ocular e, consequentemente, a movimentação dos olhos. O distúrbio é também conhecido como Síndrome de Retração de Duane ou Síndrome de Stilling-Turk. A síndrome faz com que alguns músculos que controlam o globo ocular se contraiam quando não deveriam. Tal fato, dessa forma, causa problemas de visão e movimentação irregular dos olhos.

É estimado que cerca de 500 mil pessoas no mundo todo sofram com o problema. Comumente diagnosticada até os 10 anos de idade, a Síndrome de Duane, em cerca de 80% dos casos, atinge apenas um olho e mais frequentemente o esquerdo. Todavia, somente um especialista pode diagnosticar o paciente com a Síndrome de Duane.

CAUSAS DA SÍNDROME DE DUANE

síndrome de duane

A doença se manifesta desde o nascimento, devido a alterações do terceiro nervo craniano (nervo oculomotor) ou devido a ausência ou anormalidade do sexto nervo craniano (nervo motor ocular externo). Afeta mais mulheres do que homens e geralmente produz maior incidência no olho esquerdo do que no direito, mas pode ocorrer simultaneamente em ambos. Ainda assim, apenas cerca de 10% dos casos da síndrome de Duane são familiares, dessa forma, embora possa ser herdada, geralmente surge como uma nova condição dentro das famílias.

Há certamente mais de um fator envolvido na causa da síndrome, como problemas genéticos ou até mesmo a mãe sendo exposta a algum fator ambiental durante a gestação.

TIPOS DE SÍNDROME

A síndrome de Duane pode ser classificada em três tipos:

Tipo 1: tem capacidade limitada para mover o olho em direção lateral. Sua capacidade de mover o olho em direção ao nariz é normal ou quase normal.

Tipo 2: tem capacidade limitada para mover o olho em direção ao nariz.

Tipo 3: tem capacidade restrita de mover o olho horizontalmente em qualquer direção.

A forma mais comum é o tipo 1. Quando se tenta mover os olhos para dentro, suas pálpebras se fecham e o globo ocular afetado se retrai.

SINTOMAS DA SÍNDROME DE DUANE

síndrome de duane

Na maioria dos casos, a síndrome de Duane é caracterizada apenas pelo movimento limitado do olho. Os sintomas em si incluem fechar um dos olhos para tentar enxergar melhor e o desalinhamento dos próprios olhos. Entretanto, somente um tratamento médico surtirá efeito no paciente.

É incomum que as pessoas com essa condição sofram quaisquer outros sintomas. Mas em casos raros, o problema pode ser associado a:

  • Malformações esqueléticas;
  • Problemas renais;
  • Perda de audição;
  • Distúrbios do sistema nervoso;
  • Uma variedade de outras alterações.

Algumas crianças com Síndrome de Duane geralmente queixam-se de dificuldade com a visão no olho afetado, torcicolo e visão dupla.

TRATAMENTO PARA A SÍNDROME DE DUANE

Não existe nenhum tratamento definitivo, já que as alterações ou ausência dos nervos não podem ser resolvidas. No entanto, é possível realizar um tratamento cirúrgico para corrigir o estrabismo ou melhorar posição anormal da cabeça ao olhar simultaneamente com ambos os olhos para frente e até o infinito (visão binocular em posição primária).

O ideal é realizar o acompanhamento com um médico especialista, como o neuroftalmologista ou o oftalmologista especializado em estrabismo. Tendo o Plano de Saúde ideal você tem garantia de acesso à hospitais renomados como o Hospital do Olho, e profissionais especializados e formados. O que está esperando para garantir o melhor para você? Dessa forma, contrate um Plano de Saúde que se adéque às suas necessidades. Afinal de contas, com saúde não se brinca.

VEJA AQUI OS MELHORES PLANOS DE SAÚDE QUE PODEM TE ATENDER!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *