O que é neuralgia intercostal: Descubra sintomas e tratamentos

O que é neuralgia intercostal: Descubra sintomas e tratamentos

Você sabe o que é neuralgia intercostal? Ela causa uma sensação de forte desconforto na região do tórax e do coração. Devido a esses sintomas, muitos a confundem com um ataque cardíaco. Todavia, há alguns fatores que a diferenciam de problemas cardíacos. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa condição.

O que é neuralgia intercostal?

Como saber o que é Neuralgia Intercostal? Saber diferencia-la de um infarto é muito importante. A neuralgia intercostal é caracterizada por forte dores e pontadas na região da costela ao coração. Essas dores normalmente se originam através de um traumatismo, de outras doenças, de uma cirurgia que possa ter afetado a região dos nervos ou algum esforço físico que tenha provocado disfunção de algum nervo na área da coluna dorsal, afetando assim os nervos intercostais.

Tendo os nervos afetados, o paciente é exposto á dores agudas e queimações no local. Essas dores podem ser ativadas por simples movimentos do corpo. Como um simples tossir, espirrar, inspirar de ar ou outros movimentos que tenham ligação com a área afetada.

A neuralgia intercostal se apresenta principalmente em grávidas e pessoas com idade avançada. Como idosos, por exemplo.

Os sintomas da Neuralgia Intercostal

Os sintomas podem variar, mas a maioria apresentam dores e desconfortos nas regiões superiores do corpo. Veja abaixo sintomas comuns:

  • Dormência;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Transpiração intensa;
  • Dor em algumas áreas do corpo;
  • Aperto no peito.

Primeiramente, após identificados os sintomas, um médico deverá ser consultado, visto que somente ele poderá diagnosticar o caso com exatidão. Saiba aqui os benefícios de ter um plano de saúde.

Causas da Neuralgia Intercostal

Além das causas mencionadas mais acima, há outras que podem estar ocasionando a lesão dos nervos intercostais. Confira:

  • Diabetes;
  • Inflamação;
  • Tumores;
  • Hipotermia;
  • Gravidez, devido ao aumento da caixa torácica para acomodação do feto;
  • Estresse;
  • Infecções.

Tratamento

O tratamento varia para cada caso. Primeiramente, em todos os casos de neuralgia intercostal, o procedimento a ser realizado é a aplicação de uma injeção anti-inflamatória na região lesionada. Juntamente, é prescrito alguns remédios como anti-inflamatórios e anti-depressivos para uso e recuperação em casa. O objetivo desta primeira estratégia é a remoção da dor. Dessa forma o paciente consegue aguentar as dores com mais conforto. Posteriormente, no intuito de eliminar as causas da doença ou tratar casos mais sérios, é recomendado massagens e tratamentos fisioterapêuticos. Em alguns casos pode-se recorrer a sessões de acupuntura ou iogas, que podem auxiliar na aceleração da recuperação e diminuir a dor.

Prevenção

Não há muitas maneiras de se prevenir a neuralgia intercostal. O foco é levar uma vida mais saudável, com foco em alimentação e atividades moderadas. E buscar tratar lesões e problemas de coluna.

Com um plano de saude você pode ter acesso aos melhores especialistas e tratamentos. Saiba como fazer a cotação do seu plano de saude e assim garantir seu acesso aos melhores atendimentos.

Relacionadas