Hipotermia: Suas causas e efeitos.

Muitas pessoas conhecem ou já ouviram a palavra hipotermia. Até mesma na famosa cena do filme titanic, o personagem Jack acaba morrendo por conta disso. Mas poucas pessoas sabem o verdadeiro significado da palavra. A hipotermia é causada pela queda de temperatura. Estamos falando de uma queda tão grande que o corpo perde mais calor do que produz. O corpo entra em estado de congelamento e pode levar a morte. Depois de ler esse artigo você vai saber mais sobre o que é hipotermia, seus tipos, etapas e causas.

O que de fato é hipotermia

Nós seres humanos, somos chamados de  homeotérmicos, isso porque nossa temperatura é constante. Quando há uma queda da temperatura, devemos prestar atenção, pois pode ser sinal de hipotermia. Nossa temperatura central é em média 37º, quando cai para menos de 35º, o corpo está entrando em intermação. Repare que eu disse temperatura CENTRAL. Essa atinge pulmão, o coração, encéfalo e órgãos esplâncnicos. A hipotermia deve ser tratada rápido, ou as complicações começam e podendo resultar em óbito.

 

SIMULE AQUI O VALOR DO SEU PLANO DE SAÚDE.

 

As classificações da hipotermia

Aguda

É a perda da temperatura corporal rápida e agressiva. Isso acontece em casos de exposição a neve, tempestade, água super gelada, etc. O nosso organismo também congela e por isso é incapaz de fornecer calor para o corpo.

Subaguda

É a perda da temperatura corporal de forma mais lenta e gradualmente. Essa perda vai acontecendo até não ter mais reserva de calor no organismo.

Crônica

Acontece geralmente em centros urbanos. Com a queda de temperatura no inverno, aumenta o índice de resfriados e enfermidades. E consequente de alguma patologia vem a  hipotermia cronica.

 

As etapas da hipotermia

  • Primeira etapa – A temperatura corporal diminui de 1 a 2 graus. Causa arrepios, mãos dormentes e respiração acelerada.
  • Segunda etapa – Temperatura corporal cai de 2 a 4 graus. Os arrepios se intensificam, as extremidades do corpo ficam azuladas, movimentos ficam lentos e causa confusão.
  • Terceira etapa – Os arrepios desaparecem, e surgem sinais de amnésia. Os batimentos cardíacos diminuem, assim como a respiração causando a morte.

Principais causas e tratamentos

A maior das causas é a exposição ao frio. Geralmente quando não há roupas o suficiente para aquecer a pessoa, ou quando parte do corpo ou o corpo inteiro esta dentro da água gelada. Idosos, crianças, pessoas portadoras de deficiência mental, ou usuários de álcool e/ou drogas, são mais suscetíveis a hipotermia. Assim como diabete, queimadura, hipotireoidismo, parkinson e desnutrição, podem apresentar quadros de queda na temperatura.

Quando é percebido um caso de queda na temperatura, alguns procedimentos podem ser executados para recuperar a temperatura corporal. Em caso de uso de roupas úmidas, elas devem ser retiradas da vitima. Abraçar ou deitar encostado na pessoa que esta em estado de hipotermia, pra transmitir calor. Massagear o corpo e ingerir bebidas quentes. E em casos mais graves, acionar um médico.

 

Agora você já sabe e entende melhor sobre a o que é e as causas que levam a hipotermia. Em qualquer sinal de queda brusca na temperatura consulte um médico e não se medique por conta própria.

 

 

Conheça aqui as frutas que emagrecem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionadas