hipoglicemia

Hipoglicemia | Conheça causas e tratamentos

Você já sabe o que é Hipoglicemia e seus principais efeitos? Quer saber o que causa a Hipoglicemia e qual o tratamento?

Saiba mais sobre a hipoglicemia

A hipoglicemia é queda acentuada dos níveis de açúcar no sangue. Ela pode acarretar consequências graves, como a perda da consciência. Isso ocorre justamente porque o cérebro precisa da glicose para funcionar e sem ele acaba parando. Normalmente, a quantidade de glicose no sangue em jejum define o estado do organismo. O nível normal vai de 70 a 100 mg/dl. Acima de 120 mg/dl é considerado diabetes e menos de 30 mg/dl é hipoglicemia grave.

A Hipoglicemia é uma das complicações mais graves relacionadas ao tratamento de diabetes, especialmente do tipo 1, embora também possa ocorrer em pessoas saudáveis. Contudo, a hipoglicemia não é uma doença em si, mas se não for devidamente tratada pode acarretar alguns problemas mais graves, como levar ao coma ou a uma lesão cerebral irreversível.

Principais causas da hipoglicemia

hipoglicemia

Ficar em jejum por mais de 3 horas pode causar hipoglicemia. Ou seja, pode ser causado por uma alimentação insuficiente ou que não fornece açúcares e carboidratos suficientes. Assim como ficar sem comer o esforço físico muito acentuado também pode gerar esse problema. Isto pois, o funcionamento dos músculos pode consumir a glicose disponível do sangue, então é importante comer sem grandes atrasos.

Outros fatores também podem levar a hipoglicemia que são: o consumo de bebidas alcoólicas de estômago vazio e uso de medicamentos sem orientação de especialista, os quais podem diminuir o açúcar no sangue como a Aspirina, Biguanidina e Metformina.

Não tomar a insulina na dose ou no horário certo pode também acarretar o problema. E os principais sintomas são: tontura, visão turva ou borrada, muita fome, dor de cabeça, palidez, cansaço extremo, sonolência, desmaio, baixa concentração e coordenação motora.

Qual o tratamento? Tem cura?

hipoglicemia

A hipoglicemia não tem cura. Mas existem tratamentos que o paciente pode iniciar assim que os sintomas iniciarem ou durante uma crise. Portanto, comer alimentos ricos em carboidratos de absorção rápida como mel, suco de frutas e doces produzirá uma melhora instantânea. O consumo de carboidratos de absorção mais lenta traz um efeito mais prolongado, pois ajudam a manter a glicose equilibrada por algumas horas. São eles: o arroz, a batata e alimentos integrais. Também é importante que os pacientes passem a aderir ao hábito de verificar a glicose de forma habitual.

Os diabéticos devem manter a atenção redobrada, pois é fundamental que não mantenham níveis altos de glicemia a fim de evitar crises. Isso poderá causar maiores problemas a longo prazo. Quando não tratada a hipoglicemia pode levar a complicações sérias desde a crises convulsivas até mesmo a morte.

Dessa maneira, é recomendado um exame de sangue específico para saber se o paciente possui a hipoglicemia ou não. E em caso de suspeita, deve-se procurar um médico imediatamente, afinal é melhor prevenir que remediar. Tendo um Plano de Saúde você pode realizar consultas periódicas e garantir o bem estar da sua saúde a todo momento. Tenha acesso há especialistas renomados e infraestrutura de qualidade. Mas, acima de tudo, garanta a segurança que a sua saúde precisa com os melhores tratamentos contratando o Melhor Plano de Saúde aqui!

 

Relacionadas