Como tratar conjuntivite

Como tratar conjuntivite | Saiba tratar em casa com colírios e remédios

Como tratar conjuntivite | A conjuntivite é uma patologia caracterizada como uma inflamação na conjuntiva – membrana que cobre a parte branca dos olhos – durando cerca de uma semana, mas que não costuma deixar sequelas.

Essa condição deixa os olhos com secreções e vermelhos, onde normalmente só afeta um dos olhos, mas que pode ocorrer nos dois também. Essa possibilidade aumenta quando se passa a mão no olho afetado e em seguida se coloca no olho que está saudável.

Quer saber como tratar conjuntivite? Veja algumas das nossas dicas!

Principais sintomas

A principal característica da conjuntivite é a vermelhidão nos olhos. Porém, ela também pode apresentar outros sintomas como:

  • Olhos lacrimejantes;
  • Visão borrada;
  • Pálpebras inchadas;
  • Coceira;
  • Sensação de ciscos nos olhos;
  • Dor ao olhar para a luz;
  • Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

Como tratar conjuntivite | Veja dicas

O tratamento da conjuntivite pode ser feito com o uso de colírios, comprimidos ou pomadas. mas a escolha vai depender do tipo de conjuntivite. É necessário consultar um oftalmologista para identificar de forma correta o tipo de conjuntivite e iniciar o tratamento apropriado.

Apenas o oftalmologista poderá definir com precisão o tipo de conjuntivite que você apresenta. Todavia, evite depender do sistema público de saúde. Com ele, se consultar com um oftalmologista pode ser ainda mais demorado. Prefira um plano de saúde, onde você pode ser atendido em qualquer rede credenciada, com mais rapidez e melhor acompanhamento.

Tipos de Conjuntivite

Como tratar conjuntivite

Conjuntivite bacteriana

O tratamento para a conjuntivite bacteriana é feito com o uso de colírios ou pomadas antibióticas no olho afetado. Esses componentes são aplicado de 3 a 4 vezes por dia, durante aproximadamente 1 semana. Os antibióticos mais usados nestes casos são o Ácido Fusídico e o Cloranfenicol, mas o oftalmologista pode recomendar outros remédios para tratar este problema.

Conjuntivite viral

O tratamento para conjuntivite viral é basicamente feito com o uso de colírios lubrificantes, como Refresh ou Moura Brasil. Ele vai aliviando os sintomas até que o organismo seja capaz de eliminar o vírus e curar da infecção.

Esse é o tipo da doença mais contagioso, portanto durante o tratamento é importante lavar às mãos depois de mexer no olho e evitar a compartilhar objetos como óculos ou maquiagem.

Conjuntivite alérgica

O tratamento pode ser feito em casa com uso de remédios para alergia. Também pode ser necessário o uso corticoides para minimizar a inflamação do olho, como Dexametasona ou Prednisolona.

Colírios também podem ser usados, principalmente quando os sintomas demoram muito para desaparecer. Durante o tratamento para conjuntivite alérgica é fundamental se manter afastado do fator de alergia, evitando objetos que acumulam pólen ou poeira.

Como tratar conjuntivite : Cuidados durante o tratamento

Mesmo que o tratamento possa variar de acordo com o tipo de conjuntivite, há alguns cuidados que devem ser tomados em qualquer situação, principalmente para aliviar os sintomas como:

  • Colocar compressa úmida sobre o olho fechado;
  • Evitar uso lentes de contato;
  • Manter os olhos limpos e secos, removendo as remelas;
  • Utilizar óculos escuros ao sair de casa.

Se você suspeitar que está com conjuntivite procure um médico, só um profissional da saúde que poderá diagnosticar e indicar os remédios necessários para tratar corretamente a conjuntivite.

Porém, apenas com um plano de saúde que você possui as melhores opções de tratamento para você e sua família.

Ter um Plano de Saúde é contar com atendimento de qualidade a todo o momento, sem restrições e burocracias. Portanto, faça agora uma simulação e veja como um convênio médico pode ser vantajoso para a sua saúde e segurança.

Você e sua família protegidos mesmo quando você não espera precisar de proteção. Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

 

Relacionadas