Chá: Conheça os tipos e seus benefícios - Bem estar de hoje

Chá: Conheça os tipos e seus benefícios

Muitos pensam que o chá é proveniente da Índia, o famoso “chai”. Até nas grandes novelas como por exemplo caminho das índias, o chá se tornou protagonista. Mas na verdade ele vem da China, e a historia que mais contam por ai é que para evitar as grandes epidemias de 2.800 A.C. o imperador Shen Nung ordenou que todos fervessem a água antes do consumo. Com o tempo passou a sentar-se de baixo de uma árvore para tomar de sua água, e folhas caíram dentro de seu copo. O sabor mudou, mas foi pra melhor. A partir dai o imperador começou a fazer sua água com diferentes folhas e anotar suas experiências e sabores com cada uma delas. Hoje em dia existem vários chás que trazem diversos benefícios para o nosso corpo e nossa saúde.

 

SIMULE O SEU PLANO DE SAÚDE AQUI

 

Quais são os benefícios

  • Camomila – Efeito de calmante ajuda a combater a ansiedade, a insonia, e também dores de cabeça.
  • Alecrim – Ótimo digestivo, usado para cólicas e para ajudar a combater o fungo cândida.
  • Chá mate – Termogênico e antioxidante, acelera o metabolismo e combate o envelhecimento precoce.
  • Chá verde – Fortalece o sistema imunológico, é termogênico, controla o colesterol e protege a pele dos raios ultravioleta.
  • Gengibre – Ótimo anti-inflamatório, ajuda no combate a celulite e atua no sistema digestivo contra cólicas e gases.
  • Mandioca – Diurética e cicatrizante, trabalha contra hernias e disenteria.
  • Chá de canela – Controle de diabetes, diminui a vontade de comer doces e regula o colesterol
  • Hortelã – Funciona como antiparasita, auxilia também nas gazes e na digestão.

 

Diferentes formas de ingerir o chá

Alguns chás tem o sabor extremamente amargo, e por isso o mais comum é consumi-los com açúcar. Mas as vezes isso não é o mais indicado, para pessoas que por exemplo estão fazendo dieta. Uma saída para isso é o uso de uma colher de mel, que é um adoçante natural. Podemos consumir com aveia também ou até canela. Use e abuse da criatividade para obter os benefícios que o chá pode te trazer.

 

Dicas de chás para o cultivo próprio

Para quem gosta de plantar e ter sua própria horta em casa, aqui vão algumas dicas de chás simples para o cultivo. Todos os da lista necessitam de sol e rega pelo menos 3 vezes por semana. Todas elas também precisam de um solo saudável que seja rico em nutrientes e adubo.

  • Camomila – Atinge até 50cm de altura. Para colher, usamos só as pontas dos ramos.
  • Erva doce – Pode ter de 40 a 80cm de altura e é muito ramificado. Para o uso, pode colher a planta inteira.
  • Boldo – Bem alta podendo atingir até 2m de altura. Por isso se for plantado em vaso, usar um modelo grande. Para colher, só algumas plantas da ponta dos ramos.
  • Hortelã – É pequena, pois é uma planta rasteira que se espalha no vaso. Colhem-se apenas algumas pontas do ramos.

 

Não existem mais desculpas depois de ler esse artigo para não consumir o chá. Você pode ser criativo na forma de ingerir, deixando ele do jeito que você gosta. Para quem se interessou pelo cultivo, as sementes podem ser encontradas em lojas de jardinagem e até em alguns super mercados, onde também já vendem a terra nutrida e saudável.

 

Relacionadas