Sistema imunológico

Sistema imunológico: conheça 10 alimentos para fortalecê-lo

Com a chegada do inverno, reunimos aqui dez alimentos que garantirão um sistema imunológico resistente contra gripes e resfriados. Nessa época que sentimos vontade de comer comidas mais engordativas, separamos itens que podem ser preparados tanto frios, como em refeições quentes. Afinal de contas, temos que aliar alimentos gostosos com a busca por uma vida mais saudável.

Fortalecer nosso sistema imunológico é essencial. Saiba como!

O nosso sistema imunológico é um conjunto de elementos existentes no corpo humano que interagem entre si e têm como objetivo defender o corpo contra doenças. Para ajudarmos nesse processo de defesa, chamado de resposta imune, é essencial incluirmos alguns alimentos certos em nossa dieta.

Listamos dez itens abaixo com o intuito de te auxiliar. Confira conosco a nossa lista especial:

Alho

Com propriedades que permitem combater a infecção, as bactérias, vírus e fungos, o alho é um ótimo aliado. Ele é fonte de selênio e zinco, nutrientes chave para na prevenção de gripes, resfriados e outras doenças típicas do inverno.

Além de incluir quantidades pequenas na alimentação diária, você pode usar para temperar sopas e purês.

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Couve

A couve é rica em glicosinolatos, fitoquímicos naturais, que possuem uma ação desintoxicante que ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico. Por isso, ela é muito utilizada em “sucos detox”, ajudando a eliminar impurezas e servir como anti inflamatório. Ela também ajuda na cicatrização das células, melhor o trânsito intestinal, combate o envelhecimento precoce da pele e é um anti-irritante natural.

Suas vitaminas ajudam a evitar a anemia e favorecem o bom humor. E a grande quantidade de Vitamina C é uma aliada na prevenção de gripes e resfriados. Portanto seu consumo no Inverno é altamente indicado.

Repolho

Fonte de glutationa, o repolho tem ação antioxidante e ajuda na melhora da função das células do sistema imunológico. É fonte de nutrientes como Vitamina A, Vitamina B6 e Vitamina C, além de cálcio, fósforo, ferro, entre outros. Para o intestino, o repolho concentra fibras em sua composição, auxiliando na saúde intestinal e diminuindo o colesterol.

Pode ser trabalhado com saladas, em sopas ou até mesmo no vapor.

Brócolis

Assim como o alho, esse alimento compostos sulfurados, com potencial antiviral. Ele é fonte de betacaroteno, importante para a saúde do trato respiratório. Quando este está insuficiente, ele reduz o número de defesa e aumenta as chances de infecções bacterianas. Além disso, o brócolis é rico em ácido fólico, que contribui para a formação de glóbulos brancos.

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Gengibre

Seus benefícios fortalecem as defesas do organismo. O gengibre, além de possuir vitamina B6 e C, possui ação bactericida, anti-inflamatória e antisséptica. Ele ajuda a proteger nosso estômago contra úlceras, já que auxilia no combate à bactéria H. plyori, princialmente causadora de algumas doenças estomacais. Bastante utilizado para combater azia e gases intestinas, a raiz pode ajudar a melhorar os sintomas de atrite, dor muscular e doenças respiratórias. 

Ele pode ser consumido com água, como chá, ou adicionado no suco.

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Cogumelo

O cogumelo é rico em vitaminas B, naturalmente antivirais e antibacterianas. Atuam contra bactérias e contra algumas doenças, como varíola, influenza e tuberculose. Para incluir na alimentação, os mais populares são o champignon e o shitake.

Batata-doce

Esse tipo de batata é rica em betacaroneto, precursor de Vitamina A. Também possui alto teor de Vitamina C e Vitamina E, essencial para a pele e para a formação de colágeno. A batata-roxa contém quantidades elevadas de antocianinas, que possuem antioxidante.

No frio, podemos cozinhar a batata-doce e prepará-la com purês ou sopas. Posteriormente transformando-a em lanches para a tarde, em formato de chips.

Castanha-do-Pará

O alimento é rico em gorduras boas, em minerais e em fitoquímicos. Com elevado poder nutritivo, a Castanha-do-Pará contém substâncias antioxidantes abundantes, como o selênio. É importante para o sistema cardiovascular, auxilia na redução do colesterol e ativa o metabolismo da tireoide. Uma única castanha fornece em média quase 100 mcg de selênio e consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias. A Castanha-do-Pará, inegavelmente, é uma forte aliada da vida saudável.

Feijão

O feijão é um ingrediente presente na mesa de quase todas as culturas, principalmente na do brasileiro. As sementes são ricas em aminoácidos que produzem anticorpos e zinco. Elas auxiliam na prevenção de doenças imunológicas e na diminuição de linfócitos do sangue. Por ser fonte de ferro, evita os riscos de anemia, e suas fibras auxiliam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Ele também possui substâncias antioxidantes, como vitaminas e minerais, importantes para reduzir a incidência de doenças como o câncer.

Ovo

O ovo é, certamente, um dos ingredientes favoritos do brasileiro. Ele é fonte de vitaminas A, D, E e B12. Auxilia na proteção das membranas das células contra substâncias tóxicas que podem desencadear doenças. O alimento possui aminoácidos que auxiliam na produção de anticorpos e no trabalho do cérebro. Além de ser benéfico para o sistema imunológico, também faz bem aos olhos, à pele, aos ossos e à memória.

Entretanto, não podemos consumir uma quantidade elevada de ovos ao dia. O ovo possui muitos benefícios, mas pode causar o aumento do colesterol se consumido em excesso.

Sistema imunológico

Com a mudança de estação, não deixe de prestar atenção aos sinais do seu corpo e se informar sobre as campanhas de vacinação anuais. 

Para prevenir você e sua família, e ter acesso rápido à médicos e consultas, é importante que você tenha um plano de saúde que melhor se adeque às suas necessidades. Faça uma cotação, sem compromisso, pois nunca é cedo demais para remediar algum problema de saúde que possa surgir.

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