Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa em agosto

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem início definido para 6 de agosto. Entretanto, em alguns estados ela tem sido antecipada a fim de evitar que a doença se prolifere mais. Entenda o que motivou a antecipação e veja quais serão os grupos prioritários da vacina.

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo já tem data de Início, mobilização e término!

No próximo dia 6, é aberta a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite. A campanha se estenderá para todo o País e será realizada em todos os postos de saúde. A ação terá como principal grupo, crianças na faixa de 1 a 5 anos, tendo em vista que são os mais suscetíveis às doenças. Portanto, já é bom reservar um lugar na sua agenda para levar os pequenos.

No dia 18 de agosto, em um Sábado, ocorrerá o Dia D de imunização em todo o País. Se não puder levar as crianças e a família na semana, busque reservar este dia para vacinação. O Sarampo é uma doença que se intensificou com muita força em um pequeno período de tempo, portanto é muito importante se prevenir.

O dia 31 de agosto, por sua vez, irá demarcar o final da Campanha. É esperado, pelos Órgãos da Saúde, que até está data a cobertura vacinal tenha atingido o número esperado, que é de 95% de pessoas imunizadas. Com o propósito de acabar de vez com o risco de um novo contágio da doença, a Campanha, decerto, não medirá esforços para tal.

Os números de casos só aumentam!

No último dia 17, foi divulgado pelo Ministério da Saúde a confirmação de 677 casos de Sarampo no País. Mais da metade dos dados correspondem à região do Amazonas. Porém, mesmo a incidência sendo na região norte, estados como São Paulo e Rio de Janeiro não estão livres da doença, contando com 1 e 7 casos, respectivamente.

ACESSE AQUI PARA ENTENDER COMO OCORREU ESSE AUMENTO EXPRESSIVO DE CASOS DE SARAMPO

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo | Quem deve se vacinar

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Crianças que já tenham sido vacinadas contra o sarampo com 12 meses, através da Tríplice Viral e com 15 meses, com a Tetra Viral, poderão receber uma nova imunização. A demais população poderá receber a vacinação até os 49 anos, se não houver registro na caderneta de vacinação.  Para pessoas com até 29 anos, a dose poderá ser dupla. Entretanto, para a população acima de 30 anos, apenas uma dose será liberada. O objetivo da campanha é aumentar o número de pessoas vacinadas, e sobretudo impedir o avanço da doença pelo País.

Contra Indicação da Vacina

Mulheres grávidas, pessoas com baixa imunidade e crianças que foram expostas ou infectadas pelo vírus não poderão receber a vacina.

SAIBA QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE SARAMPO E SE PREVINA!

Disseminação do Sarampo provoca antecipação da Campanha

Inesperadamente alguns Estados como o Amazonas, Roraima e o mais recente, Pará, tiveram que antecipar à campanha devido ao surto de sarampo em algumas regiões. Os Órgãos da Saúde preveem que vacinando as pessoas em torno de quem apresentou a doença pode impedir sua expansão. No Oeste do Pará, a Vacinação começou hoje nas redes de postos de saúde, 15 dias antes do previsto. Enquanto o contágio não for controlado nessas regiões, a Campanha seguirá em vigor.

Manter a sua saúde e de sua família é muito importante para garantir o Bem-estar de todos. O Sarampo é uma doença perigosa que pode levar a óbito em alguns casos. Proteja sua família, vacine-se!

Leia também:

Relacionadas