Bronquiolite Obliterante e Viral: Saiba como proteger as crianças

Bronquiolite Obliterante e Viral

A Bronquiolite Obliterante e Viral são comuns em dias frios, e apresentam semelhanças com resfriado e asmas. Ambas são causadas por vírus, e outros fatores no caso da Obliterante, e se não tratadas podem evoluir para quadros graves como pneumonia. Entenda o que são e como tratar:

Bronquiolite Obliterante

Bronquiolite Obliterante e Viral: Saiba como proteger as crianças

Este caso de Inflamação das vias respiratórias é mais rara e comum em adultos, ao contrário da Bronquiolite Viral. Ela é causada por uma combinação de fatores que formam cicatrizes nos Bronquíolos, deixando-os inflamados e com obstrução de muco. Esse quadro é provocado pela inalação de produtos tóxicos, fumaça de cigarro, uso de medicamentos, transplante de medula óssea e vírus da gripe.

A Bronquiolite Obliterante vai obstruir as vias respiratórias, causando, em muitos casos, dificuldade para respirar. Este fator pode desencadear problemas como tosse seca, falta de ar, e em casos mais avançados, insuficiência respiratória. Devido os seus sintomas, ela pode ser fatal. Pensando nisto, torna-se importante consultar concepções médicas na identificação de sintomas semelhantes aos da gripe.

Para o tratamento, o médico poderá receitar uso diário de soro fisiológico, oxigenoterapia, fisioterapia respiratória e uso de remédios como os Broncodilatadores.

Com um Plano de Saúde é possível ter acesso à diferentes tratamentos e consultas com especialistas. Veja aqui os benefícios de se contratar um plano. Sua saúde e você ainda mais seguros!

VEJA COMO FAZER UMA SIMULAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE!

Bronquiolite Viral

Bronquiolite Obliterante e Viral: Saiba como proteger as crianças

Agora que estamos voltando aos dias frios, torna-se importante saber à quais doenças seu bebe pode estar suscetível, para que a busca por auxilio médico seja mais eficaz.

Este quadro é mais comuns em bebes e lactantes com 6 meses de vida. Neste caso, há a obstrução das vias respiratórias por inflamações e mucos, devido à uma infecção por Adenovírus ou vírus Influenza. Assim como na Bronquiolite Obliterante, os sintomas se assemelham aos da gripe. São mais frequentes sinais de tosse seca, falta de ar, fadiga, tosse persistente e insuficiência respiratória, dependendo da gravidade. Estes sintomas podem desencadear problemas como infeções no ouvido e asma. Indícios de Bronquiolite Viral costumam durar de duas semanas a um mês. Não exite em procurar um pediatra caso desconfie dos sintomas para que possa iniciar os tratamentos.

Assim como no caso anterior, o médico pode receitar o uso de soro fisiológico e inalação, além do uso de medicamentos. Todos estes fatores visam ajudar a eliminar o muco e desobstruir as vias aéreas.

Prevenção

Bronquiolite Obliterante e Viral: Saiba como proteger as crianças

Em ambos os casos, é importante sempre seguir procedimentos para impedir o quadro de bronquiolite. Entre os mais simples esta a higienização, ou seja, lavar sempre as mãos e  evitar que o vírus ou a bactéria entre em contato com o corpo. É preciso, ainda, evitar exposição a fumaça e componentes tóxicos como cigarro e produtos de limpeza com odores fortes.

Para as crianças, é imprescindível manter o caderno de vacinação atualizado e seguir as campanhas de vacinação. Tais procedimentos vão protege-los de gripes e outros fatores.

CONFIRA TABELAS DE PREÇOS DOS PRINCIPAIS PLANOS DE SAÚDE DO MERCADO!

Relacionadas