Barba de respeito: dicas e cuidados

Nos dias de hoje, cresce o número de homens que, longe de qualquer preconceito, se afirmam vaidosos. Dados mostram que o mercado de cosméticos masculinos faturou aproximadamente 19,6 bilhões de reais em 2016.  E esse crescimento na para aí: a estimativa é que o mercado cresce 7,1% até o meio de 2019. Além disso, estudos mostram outras mudanças no mercado brasileiro, como o grande aumento no número de barbearias e salões especializados em cuidar da beleza do homem. A barba, sempre tida como status de masculinidade por homens e mulheres, agora conta com novos produtos, técnicas de corte e de manutenção. Mas não se esqueça: ter uma barba bem feita demanda alguns cuidados básicos.

Dicas para manter uma barba perfeita

“Decidi deixar crescer, e agora?”

O crescimento da barba é condicionado pela produção de testosterona no corpo. O nível dessa produção, por sua vez, é condicionado por fatores biológicos e genéticos. Caso perceba que seus pelos demoram a crescer, procure um dermatologista*, para estudar a necessidade de um tônico para barbas (comumente encontrados em farmácias e lojas de cosméticos).

Tenha muita paciência: nesse período do crescimento, sua pele ira coçar bastante, MAS SE CONTENHA E NÃO COCE! Além de possíveis lesões na pele, coçar aumentará a probabilidade de desenvolver pelos encravados. Caso o desconforto seja muito grande, utilize um pós barba na pele do rosto, para uma sensação de alívio.

Aparar é necessário

No início, procure um barbeiro profissional para dar um formato correto em sua barba (levando em consideração seu crescimento, o formato de seu rosto etc), para então tentar apará-la em casa. Uma vez que esteja confiante em suas habilidades e tenha os instrumentos corretos, determine o tamanho que deseja que sua barba cresça. Em caso de uma barba baixa, apare a cada duas semanas. No caso de barbas médias a grandes, uma vez a cada três semanas. Aparar a barba é necessário não só para seu crescimento saudável, como também para manter os pelos alinhados e uma boa estética.

Não é só o cabelo que se lavar, a barba também!

Uma boa higiene da sua barba garante, não só um ritmo de crescimento, mas também evita a proliferação de bactérias. Além disso, como já se sabe, a barba pode reter líquidos e sólidos durante a alimentação. Para uma boa higiene, utilize produtos próprios para limpas os fio, como shampoos especiais para barbas, encontrados em lojas de cosméticos, farmácias, e até supermercados.

Hidratar e modelar

Por se tratar de um tipo específico de pelo, a ela pode ficar com aspecto “rebelde” e ressecado. Para acabar com isso, opte por utilizar um óleo especifico para a região. Além disso, existe a opção de utilizar pomadas específicas, para modelar os fios.

Caso resolva removê-la

Umedeça bem os fios com água morna, para amaciá-los e para abrir os poros de sua pele. Dessa forma, o barbear será mais tranquilo, e com menos riscos de cortes e futuros pelos encravados.

 

*Muitos planos de saúde cobrem esse tipo de consulta. Clique aqui e faça sua cotação de planos, e garanta os melhores preços!