Zumba: o ritmo que contagiou o Brasil!

A dança sempre foi tida com um dos exercícios com maior gasto calórico dentre os exercícios aeróbicos. A partir disso, o coreógrafo Beto Peréz desenvolveu um novo método: a Zumba. Aliando diversos ritmos (salsa, funk, hip hop, entre outros), com exercícios ligados a grupos musculares, se torna uma alternativa ao combo esteira + musculação. E, com perda média de 600 a 1000 calorias por aula, é uma das campeãs no quesito perda de peso.

Criado na década de 90, a zumba totaliza mais de 15 milhões de participantes, em mais de 188 países. No seu repertório, músicas exclusivas se misturam com grandes hits nacionais e internacionais, como Shakira, Maluma e Anitta.

Requisitos para a aula Zumba

As aulas de zumba não requerem conhecimento prévio, nem desenvoltura para dança: as coreografias são simples (porém, intensas!).

Mas, como qualquer exercício, necessita de calçados apropriados para exercícios, além de roupas leves (prepare-se para suar!). Além disso, é recomendado o acompanhamento de profissionais, no que diz respeito a lesões, problemas de articulação, etc.

Dicas para a aula

– Procure um estabelecimento com um profissional credenciado pela empresa Zumba. Isso garante que você terá uma aula com uma pessoa altamente treinada, que saberá como adaptar a aula para seu público.

– Escolha o tipo de zumba que mais se encaixa no que você procura e nos resultados que deseja. São mais de 11 estilos, além das aulas tradicionais (inclusive, para crianças) Com certeza você encontrará o tipo perfeito para você!

– Não esqueça de se alongar, a fim de evitar lesões e, a qualquer sinal de dor ou desconforto, avise seu instrutor.

– Se hidrate bem após cada aula: ao suar em grandes quantidades, seu corpo tende a ficar desidratado rapidamente. Evite problemas posteriores.

– O aproveitamento da aula depende exclusivamente de você! Não se preocupe em acompanhar os movimentos perfeitamente, se concentre na música e em se divertir. Se jogue!

Relacionadas

  • Pai de Trigêmeos

    Eu e a minha esposa, antes da gravidez, não tínhamos dinheiro para pagar aulas de Zumba. Compramos um jogo do Kinect que ensinava os movimentos e dançávamos quase todos os dias. Era muito gostoso! Tenho saudades dessa época!