Se jogue: os benefícios da natação!

A natação é um dos exercícios aeróbicos mais recomendados por profissionais da saúde. Por se tratar de um exercício de grande gasto calórico, e por não ter impacto , pode ser praticado por quase todas as pessoas, de todas as idades, até com várias limitações físicas e psicológicas.

Natação: um exercícios completo

Benefícios do exercício

A natação é um exercício indicado para todas as idades: a idade mínima é de 9 meses. Por movimentar diversos grupos musculares, auxilia no fortalecimento muscular, recuperação de lesões, melhora a circulação. Isso resulta em um percentual menor de gordura, uma maior flexibilidade e uma melhor postura. Por conta da grande queima calórica, é um excelente exercício para quem procura emagrecer. É por essa razão também, que ela é responsável pela diminuição dos níveis de diabetes e colesterol no sangue.

Pesquisas comprovam que, por conta da umidade no ar, a natação auxilia no tratamento de alergias respiratórias. Além disso, pela liberação de endorfina, é responsável por uma sensação extendida de bem estar e diminuição do stress.

Por onde começar?

O primeiro passo para iniciar qualquer atividade física é a avaliação de um profissional em relação à sua saúde. A recomendação é a aplicação de um checkup completo, a procura de alterações ortopédicas, cardiológicas, circulatórias etc. Verifique com sua operadora de plano de saúde, ou faça uma cotação aqui, para maior tranquilidade!

Após a autorização de seu médico, procure uma academia de confiança, com bons profissionais e com ambiente limpo (no caso, visite o local com antecedência, e peça para conhecer a piscina e o vestiário). Caso não saiba nadar, procure aulas para iniciantes de sua faixa etária.

O material mais importante para a aula você já tem: seu corpo! Porém, consulte a administração do local quanto às regras da piscina. Provavelmente você precisará de um maiô/sunga, touca para esportes aquáticos e um óculos próprio para natação. Todos esses materiais podem ser encontrados em lojas de artigos esportivos, pelos mais diversos preços. Além disso, é possível encontrar outros acessórios, que poderão facilitar sua vida dentro da piscina.

Outras dicas

Antes das aulas, não esqueça de fazer uma refeição leve (para que não haja indigestão) e de se alongar apropriadamente. Ao iniciar o exercício, estebeleça uma intensidade inicial e vá aumentando aos poucos. Não se esqueça: caso sinta qualquer desconforto, avise seu instrutor!

Ao entrar no banho, se certifique de lavar ao máximo o cloro de sua pele, cabelos e mucosas, para evitar irritações e alergias. Seque-se bem, para evitar problemas relacionados a umidade e, caso sinta seu pele seca, utilize um hidratante de sua preferência.

 

Relacionadas