tipos de infecção urinária

Entenda o que é e quais são os tipos de infecção urinária

A infecção urinária é o quadro de infecção que ocorre no sistema urinário: rins, bexiga, uretra e ureteres. Ela acontece quando há uma presença estranha de micro-organismo na região e podem haver quatros tipos de infecção urinária. Entende-los é ideal para passar em uma consulta com o médico. Saiba mais!

Conheça os diferentes tipos de infecção urinária aqui!

Esse tipo de infecção tem início quando bactérias entram no trato urinário através da uretra e passam a se multiplicar na bexiga. Por conta disso, a infecção urinária é mais frequente nas mulheres. Nelas, a proximidade entre o ânus e a uretra é muito menor.

Entre algumas medidas preventivas para a infecção urinária, podemos citar maior ingestão de água durante o dia, procurar urina sempre após relações sexuais, a utilização de absorventes externos ao invés de internos, evitar usar calças muito apertadas e preferir calcinhas de algodão. Além disso, consumir alimentos probióticos e a fruta cranberry também é ideal para evitar quadros da doença.

A doença pode ser divida entre quatro categorias e entende-las é importante, já que as causas e os sintomas variam. Os tipos de infecção urinária são:

Cistite

A cistite está entre os tipos de infecção urinária mais comum, ela ocorre na bexiga ou no trato urinário inferior e é causada por bactérias.

Entre os principais sintomas, podemos citar:

  • Vontade urgente de urinar;
  • Sensação de queimação ao urinar;
  • Presença de urina no sangue;
  • Pouca quantidade de urina;
  • Dor abdominal.

Uretrite

Nesse caso, a infecção ocorre na uretra, canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Ela acontece por conta de bactérias provenientes do gastrointestinal e pode causar sintomas parecidos com a cistinte, incluindo:

  • Vontade frequente para urinar;
  • Dificuldade para começar a urinar;
  • Dor ou ardor para urinar;
  • Corrimento amarelado na uretra.

Pielonefrite

Esse tipo de infecção urinária está relacionado com os rins. Geralmente a bactéria começa na uretra ou na bexiga, e passa para os quadros renais. Sua ocorrência pode levar, além dos sintomas citados da cistite e da uretrite, à:

  • Febre acima de 38,5º C;
  • Dor forte na barriga, costas ou virilhas;
  • Presença de pus ou sangue na urina;
  • Pode surgir calafrios, náuseas, vômitos e cansaço excessivo.

Este quadro, se não tratado corretamente pode prejudicar os rins e levar à uma infecção potencialmente fatal, no caso de as bactérias se espalharem para a corrente sanguínea.

Infecção nos ureteres

Esse caso acontece quando as bactérias sobem para o ureter, canal que drena a urina do rim até a bexiga. Assim, ela possui os sintomas da pielonefrite, e assim como ela, se não tratada por afetar os rins.

 

tipos de infecção urinária

 

Para o diagnóstico, é essencial buscar um pronto-socorro, um urologista ou ou um nefrologista assim que os sintomas permanecerem por mais de uma semana. Geralmente, para ter total conhecimento do tipo de infecção dee sua causa, os médicos solicitam alguns exames. São eles:

Exame de urina

Exame mais frequente para realizar o diagnostico, ele é rápido e fica pronto em até três horas.

Cultura de urina

Aqui, o médico recolhe amostras para identificar a bactéria causadora da infecção. Ela é cultivada em um laboratório e identificado, para assim ser prescrito um medicamento mais eficaz contra ela. Esse é o exame mais demorado, ficando pronto entre três e sete dias.

Exames de imagem

A tomografia ou ultrassom podem identificar possíveis anormalidades no trato urinário e destacar as partes que apresentam problemas.

Cistoscopia

Exame que busca analisar as partes internas da bexiga e da uretra, procurando identificar a causa da infecção.

Quando não tratada, a infecção de urina pode acarretar em danos nos rins, infecções recorrentes, infecção no sangue e maior risco para grávidas darem a luz. Assim, é essencial procurar ajuda médica ao notar os sintomas. Não deixe de cuidar da sua saúde e manter uma boa qualidade de vida.

Com um plano de saúde, você tem acesso à médicos especializados e consegue realizar exames e consulta sem precisar investir muito. Aqui, você consegue ver quais são os convênios médicos disponíveis e como eles podem suprir suas necessidades. Investir na sua saúde e bem-estar é muito importante, não deixe para depois!

Faça aqui a simulação de um plano de saúde!

Relacionadas