Viver na praia: Benefícios para a saúde - Bem estar de hoje

Viver na praia: Benefícios para a saúde

Já ouvimos muitas pessoas falando que querem viver na praia para ter mais contato com a natureza e com o mar. Mas porque será que o número de pessoas que moram em são paulo e querem viver na praia é tão grande? Quando vamos pro litoral sempre nos sentimos bem, e quando voltamos, ficamos com saudades da praia. Pessoas que moram em áreas litorâneas também tendem a ter um estilo de vida mais saudável. Tendem também a cuidar e se importar mais com atividades físicas e com o corpo. Mas isso tudo não é aleatório. Já existem estudos que explicam o porque nossa reação, e até nosso estilo de vida perto da praia é diferente.

 

SIMULE AQUI O VALOR DO SEU PLANO DE SAÚDE.

 

Benefícios de viver na praia

Existem vários benefícios de viver perto da praia e do mar, alguns deles são:

  • Córtex pré-frontal é ativado: Essa parte do cérebro é responsável por varias funções, entre elas, expressar e sentir emoções. O córtex pré-frontal é ativado quando escutamos o som do oceano.
  • Íons negativos produzidos pelas ondas: As ondas do oceano produzem íons negativos, e podem ser as alterações moleculares de nosso corpo que nos dão a sensação de paz na praia. Os íons negativos ajudam o nosso corpo a absorver oxigênio. Eles também equilibram nossa serotonina, substância relacionada com o humor e o stress. Por isso temos essa sensação de bem estar que pode até nos fazer dormir melhor.
  • Os níveis de cortisol diminuem: O cortisol é o nosso hormônio do stress. A razão de ficarmos calmos na praia são as ondas. Existe um padrão das que torna os sons mais relaxantes e agradáveis. Isso se da por conta do volume, frequência e intervalos regulares e suaves das ondas. Esse som pode ainda ir mais fundo no nosso emocional que nos faz ter memórias e sensações de segurança. Quando o cortisol é liberado por conta de ruídos como turbina de avião, essa liberação pode nos gerar problemas de saúde como doenças cardíacas ou úlceras. O barulho do oceano diminui o cortisol e por isso é considerado com para nossa saúde.
  • A superfície do oceano quando plana, nos acalma: A superfície plana nos passa a sensação de segurança, isso porque em lugares muito cheio e complexos tendemos a não nos sentir seguros. Quando olhamos para o horizonte e o mar calmo, podemos ver centenas de quilômetros calmos.
  • Qualidade de vida: Tanto o ar quanto a energia da praia nos fazem bem e nos fazem sentir melhor.
  • Mais pratica de exercícios físicos: A tranquilidade da orla, do mar e da praia nos incentivam a praticar mais exercícios ao ar livre.

Melhores regiões litorâneas de São Paulo para viver

  • Ilha Bela
  • Santos
  • Ubatuba

 

O brasil tem mais de 7 mil quilômetros de extensão litorânea, tem praias para todos os gostos. Se já amamos “turistar” , imagina viver na praia.