Você Sabe O Que Causa a Vigorexia? - Bem Estar de Hoje

Entenda o que é e o que causa a Vigorexia

Vigorexia | Todo os dias abrem mais franquias de academias e mais pessoas lotam elas. Muitos querem ter o corpo perfeito e acham que musculação pode fazer bem. Sim, a musculação pode fazer bem, mas é preciso cautela. O treino precisa ser orientado por um profissional, para que não haja complicações e problemas físicos e uma boa alimentação. O excesso de peso que é carregado nos braços traz embaraços e pode ter falência dos músculos.

Dores constantes, mesmo depois de alguns meses na academia não é normal, é sinal de que precisa maneirar nos exercícios e saber qual é o limite do corpo. Mas se tudo isso não importar para o indivíduo, é necessário que haja um envolvimento com algum psicólogo, pois tudo isso pode ser causado pelo Vigorexia.

A Vigorexia é uma doença psicológica, também conhecida como Síndrome de Adônis, na qual pessoas não se sentem bem o suficiente e não aceitam o próprio corpo, assim, excedendo o tempo que tem na academia, mesmo não precisando e adotando uma alimentação muito restritiva, comendo apenas proteínas para o aumento da massa muscular, recolhendo toda gordura de sua refeição diária.

A insatisfação dos resultados, por mais que sejam bons, é frequente. Eles podem apelar para medicamentos que são mais graves, como os anabolizantes (que é a ganha no aumento de concentração de proteína nas células, na qual recebe ajuda para o crescimento da massa muscular). A Vigorexia pode ser considerada TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, pois é evidente que há o excesso na musculação.

Principais sintomas desse distúrbio

  • Dores musculares; irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Anorexia;
  • Insônia;
  • Menos desempenho em situações normais (trabalho, estudos etc.);
  • Aumento da frequência cardíaca ao repouso e sentimento de inferioridade.

Tratamento para a Vigorexia

As causas desse problema são psicológicas, mas há relação com neurotransmissores do sistema nervoso central. Houve casos que foram afetados por doenças como meningite e encefalite. Consequentemente, a vigorexia, com o passar do tempo, gera danos ao organismo, como insuficiência renal ou hepática, causando, até mesmo, a depressão. Para o tratamento desse distúrbio é indicado uma terapia, deste modo, é necessário fazer o candidato se aceitar e ver sua autoestima melhorada e levantada, trazendo uma alimentação balanceada e equilibrada. Mas o uso de medicamentos à base de Serotonina pode ser necessário para a melhora.

Portanto, quando o indivíduo apresentar esses sintomas é crucial alertá-los para que não cause complicações e futuras possíveis doenças, como a anorexia. Mas com o tratamento certo e a medida correta, não tem problema em fazer a musculação e ficar com o corpo desejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *