Saiba Como Tratar Acne - Bem Estar de Hoje

Saiba Como Tratar Acne

A acne é um problema que atinge muitas pessoas durantes anos, e é uma condição de pele que ocorre quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele. São mais de 2 milhões de indivíduos, apenas no Brasil, que sofrem desse problema e querem saber como tratar acne. Mas há casos que são graves e precisam consultar um dermatologista para saber como melhorar. 

A acne é mais comum por quem está entrando na puberdade, ou seja, adolescentes. Nos jovens a variação hormonal está associada ao aparecimento das espinhas, qualquer abalo emocional mais forte e duradouro pode interferir na saúde da sua pele. Pode ser que adultos também tenham problemas com isso, mas pode ser caso de estresse e comidas não saudáveis. 

Os sintomas variam de espinhas, cravos e inchaços pela pele facial. Grandes caroços com pus ou avermelhados são comuns entre quem tem problemas de como tratar acne. Ela pode ser tratada pela pessoa com produtos de limpeza de pele. Em casos mais específicos, um dermatologista, deve ser consultado. Ele receitará medicamentos mais precisos para o tratamento da acne. Caso haja a necessidade de tomar antibióticos, o mesmo deverá ser feito sob receitas médicas.

Mas para tudo há uma solução, até mesmo quem não pode bancar o suficiente para o tratamento. Se o seu caso é bastante grave, é necessário que vá ao médico para que seja tratado da devida forma e não com produtos simples de encontrar em farmácias, ou cosméticos. Confira mais dicas de como tratar melhor a pele de seu rosto.

Dicas de limpeza de como a pele e as acnes

Limpeza – por causa da sujeira do dia a dia, é preciso que a pele seja limpa diariamente, pelo menos duas vezes por dia, de preferência de manhã, assim que acordar, e de noite, antes de dormir. Se a pele for muito oleosa é possível controlar lavando até 4 vezes ao dia. É eficaz para o controle da oleosidade a higienização adequada.

Esfoliação – Para desobstruir os poros entupidos, a esfoliação é uma peça importante para a prevenção da acne. Os esfoliantes contêm ácido salicílico e glicólico e isso previne o acúmulo de células mortas da pele. 

Tratamento da acne

Medicamentos – O tratamento das espinhas pode ser feito com medicamentos de uso local, desobstruindo os folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Medicamentos pela via oral também são eficazes, mas a situação precisa ser um pouco mais grave, pois pode haver uma infecção, então antibióticos irão agir no local afetado. 

Tratamento hormonal – Para as mulheres, o tratamento que pode ser eficiente é o uso da pílula anticoncepcional de combinação estrogênio/progesterona.

Casos extremos – Os casos que não são resolutivos, é preciso que o dermatologista acompanhe passo a passo desse processo. O paciente não pode largar o tratamento, senão não será eficaz. Depende de cada pessoa, nos primeiros dias de uso do medicamento prescrito pelo médico, é possível que haja efeitos colaterais, mas isso é normal. 

Ha casos que o paciente está em um nível tão avançado da acne, que é possível ter febre alta e marcas e manchas que ficam para o resto da vida. Então não faça nada tão preocupante sozinho sem o auxilio de um profissionais.

Portanto, é necessário saber como tratar acne e que tome cuidado para que não se torne um problema maior. Não tente espremer espinhas, pois dedos e unhas são sujas e pode causar uma leve infecção na pele, deixando marcas. Qualquer tratamento direto na pele, deve ser feito apenas por dermatologistas qualificados. 

Saiba mais sobre qual a alimentação adequada para a Hepatite B.

Relacionadas