Parto normal ou cesariana: Qual escolher? - Bem estar de hoje

Parto normal ou cesariana: Qual escolher?

Está chegando a hora do seu bebe nascer. E você, se tiver a possibilidade de escolher, ainda não saber qual é a melhor opção. Parto normal ou cesariana. Existem benefícios para os dois jeitos, assim como existem malefícios também. Muitas mães não tem esse poder de escolha, devido a vários fatores que “aparecem” no meio do caminho. Chega o dia do nascimento mas mesmo assim aquela divida ainda persiste. Não é uma escolha fácil, afinal, é o dia mais importante de todos para as mães. O pré natal é essencial para esse decisão, é onde o médico junto com os pais consegue analisar qual o parto recomendado para a sua gravidez. Aqui você vai poder entender melhor sobre os dois tipos. É importante consultar o seu obstetra, as vezes, um dos tipos é mais indicado para a sua gravidez, prezando a saúde do seu neném e a sua.

 

SIMULE O VALOR DO SEU PLANO DE SAÚDE.

 

Parto normal

Também conhecidos por partos vaginais, o parto normal pode ser dividido em duas categorias:

  1. Parto normal cirúrgico – Geralmente realizado em hospitais. É aquele que tem intervenções cirúrgicas, como por exemplo a anestesia.
  2. Parto normal natural – Não ha intervenções, apenas se extremamente necessário.

o parto vaginal é o que mais é realizado no Brasil. Apesar de a maioria dos obstetras e profissionais da área indicarem o parto normal, ainda existe medo e receio por parte das mães. Para tirar esse “pé atrás” vamos ao passo a passo do parto normal.

A primeira coisa a se fazer é a dilatação do colo, que é por onde o bebe vai sair, essa parte é mais demorada. Depois entram as contrações, que são mais desconfortáveis mas indicam que a mulher vai entrar na fase expulsiva, e o bebe vai sair. Após a primeira contração pode ser que o bebe venha em algumas horas, ou até 3 dias, isso é muito relativo. No pós parto a mãe já estará com pouca dor e já “poderá fazer tudo sozinha”, e o principal, pode cuidar do bebe.

Cesariana

A cesariana é uma cirurgia. Em alguns hospitais o índice das cesárias chega a mais de 80%. Assim como no parto normal, também precisamos saber de mais detalhes sobre esse procedimento. Na cirurgia o medico obstetra realiza uma incisão no abdome e no útero da mãe. é considerada uma cirurgia de grande porte e por isso são mais suscetíveis a infecções, sangramentos e dores pós parto.

Nem sempre a mulher pode realizar o parto normal. Em alguns casos a cesariana é necessária por conta de complicações que podem ocorrer na gravidez, como por exemplo:

  • A posição do bebe;
  • em caso de trigêmeos ou mais;
  • herpes genital ou infecções que podem ser transmitidas para o bebe;
  • placenta previa;
  • problemas na coluna.

Comparando parto normal X cesariana

  • Parto normal tem recuperação mais rápida e menos dolorosa.
  • Cesariana tem o procedimento mais curto.
  • Cesariana é obrigatória a anestesia.
  • Parto normal tem menos risco de prematuridade e doenças respiratórias no bebe.

 

Citamos acima só algumas das comparações. Gravidez é um assunto sério e o dia do parto , mais sério ainda. Tenha acompanhamento de um obstetra sempre, e escute as dicas e recomendações que ele te passar. É importante ter todas as informações possíveis, para o dia tão esperado pelas mães.

 

 

 

 

Relacionadas