Massagem para Fertilidade funciona? Saiba tudo sobre esse método

Massagem para Fertilidade funciona? Saiba tudo sobre esse Método

A massagem para fertilidade tem sido á opção de muitas mulheres na busca de poder engravidar. Mas será que essa massagem realmente funciona?

A massagem para fertilidade

A massagem para fertilidade vem despertando interesse nas mulheres, que veem nesse método, uma maneira de engravidar sem precisar ser submetida á métodos invasivos e cirúrgicos.

Atualmente os casos de infertilidade no Brasil já somam mais de 2 milhões por ano. Atingindo mulheres desde os 20 aos 60 anos.  Alguns dos métodos recomendados por especialistas, nos casos de infertilidade, além de serem hostis, podem levar tempo, dinheiro e cansaço. São esses motivos que vem ocasionando nas mulheres o desejo por um procedimento mais natural e tranquilo.

Oriunda de uma técnica chinesa proveniente do século dois, o Chi Nei Tsang. Esse procedimento prevê através da massagem, nos órgãos internos, a expulsão de energias negativas em aspectos mentais, físicos, emocionais e espirituais do corpo. Tornou-se popularizada após serem realizados seminários explicando á técnica, pela terapeuta Claire Miler.

Alguns estudos apontam que fatores como estresse, ansiedade, tecidos com cicatrizes que impedem a passagem do óvulo e obstruções nas trompas podem ser responsáveis pela não possibilidade de engravidar. A massagem possibilita aumento de fluxo sanguíneo dos órgãos reprodutivos, fortalece o sistema imunológico, motiva a produção de hormônios, possibilita sensação de relaxamento, libera toxinas e promove equilíbrio hormonal. Todos esses fatores, visam aumentar a fertilidade feminina naturalmente. Até mesmo para casos de infertilidade que não possuem causa aparente.

Esse método pode ser indicado tanto para as mulheres como para os homens, visto que fatores como estresse e ansiedade também podem influenciar ambos os sexos na busca pela gravidez. Por isso, a técnica também pode ser utilizada por ambos, também, como preparativo para processos de fertilização in vitro e de inseminação artificial.

Há pessoas que já fizeram a massagem para fertilidade e viram afeitos positivos. Porém não existem estudos que comprovem sua eficácia. Devido á isso, nem sempre é indicada por profissionais.

Como Fazer a massagem

Massagem para Fertilidade funciona? Saiba tudo sobre esse método

A massagem para fertilidade tem seu início a partir do fim da menstruação, sendo realizada diariamente até o dia fértil.

Para realiza-la é necessário que tenha em mãos o óleo de mamona. Apesar de ser toxico, ele é eficaz no caso das trompas e auxilia na remoção de células e tecidos velhos e doentes, por isso e necessário aplica-lo com moderação.

Comecemos a massagem!

1 – É preciso que se deite de costas e flexione os joelhos, mas sem erguer as pernas, em algum lugar confortável.

2- Em seguida, com o óleo em mãos, você vai friccionar ambas as mãos para esquentar o óleo.

3 – Você vai iniciar uma massagem, com as mãos firmes fazendo movimentos circulares em torno do umbigo, em sentido horário, por pelo menos 30 vezes;

4- Depois, partirá para as trompas. Localizada entre o osso púbico. E necessário que pressione, com os dedos, um dos lados de cada vez, por um período de dez segundos, seguindo de uma massagem de cima para baixo, ao menos por 10 vezes.

5- Na massagem do dedo do pé, é necessário que posicione o dedão da mão esquerda no meio do dedo do pé esquerdo. Massageando o local em movimentos circulares, repetindo o processo por mais 15 vezes. Essa massagem permite ativar a glândula pituitária, que libera hormônios.

6- Tendo terminada a massagem é preciso colocar uma toalha ou bolsa de água aquecida no local, para mantê-lo aquecido.

7- Após a massagem é necessário a ingestão de água. Isso facilitara na dispensa de toxinas presas nos músculos e órgãos do corpo.

Obs.: Se houver uma mudança na quantidade de sangue que vem em seu ciclo, significa que o processo está melhorando seu intestino. Sentir uma dor incomoda também pode ser normal. Esses sintomas significam que o procedimento esta regulando.

Benefícios

Os benefícios proporcionados pela massagem vão além de apenas melhorar as chances de engravidar. Confira:

  • Como salientado acima, ele possibilita regular o ciclo menstrual e hormonal;
  • É indicado para preparar para uma concepção natural ou por Fertilização In Vitro (FIV);
  • Libera toxinas acumuladas no corpo;
  • Reduz desconfortos causados por cólicas e endometriose;
  • Melhora no Fluxo menstrual;
  • Repara a qualidade dos óvulos e da ovulação;
  • Auxilia na eliminação dos cistos provenientes da Síndrome dos Ovários Policísticos;
  • Elimina energias negativas e traumas psicológicos;
  • Auxilia na redução de miomas;
  • Permite reposicionar um útero aderido;
  • Desobstrui as trompas;
  • Possibilita uma melhora na vida sexual.

Apesar da massagem para fertilidade ser um método inovador e natural, ele não garante que será possível engravidar. Ele não representa riscos para a saúde, mas nenhum estudo comprova sua eficácia. Por esse motivo é necessário antes de qualquer procedimento, fazer um acompanhamento médico e ver qual a melhor opção.

Com um plano de saúde você tem acesso aos melhores especialistas e os mais diversificados procedimentos para a infertilidade. Não perca tempo, veja como é fácil fazer uma cotação de plano de saude e busque um tratamento com acompanhamento médio que possibilite maiores resultados.

Saiba também, como funciona um plano de saúde para tratar a infertilidade.

Como se dá a infertilidade?

A infertilidade é quando algum fator no sistema reprodutor feminino ou masculino, impede ou diminui a capacidade de engravidar. Normalmente é detectada após um ano de tentativas frequentes que não resultam na gravidez. Para tanto é necessário que ambos estejam consultando um especialista para avaliar onde está a causa da infertilidade.

A infertilidade tem 30% de chance de ser feminina, se manifestando através de menopausa, Endometriose, anomalias uterinas ou obstruções e lesões das Trompas de Falópio.

Há também a chance de 30% da causa ser masculina. Sendo seus principais fatores à obstrução de dutos, alterações no esperma, na ejaculação, na ereção ou no âmbito testicular, ou devido a patologias na próstata.

20% das causas de infertilidade pode ser devido a ambos, o casal como um todo;

E a porcentagem final, de 20%, corresponde a uma causa sem resposta. Que é o caso da infertilidade sem causa aparente, à qual a massagem pode vir a ser um bom auxilio.

Fatores que causam a Infertilidade

Alguns fatores podem ocasionar a infertilidade, como:

Idade – O primeiro fator é o mais conhecido. Infelizmente o relógio biológico nem sempre segue o cronograma que estipulamos. Os óvulos vão diminuindo com o tempo;

Estresse – mulheres estressadas tem 29% de chance reduzida de engravidar;

Cigarro – responsável por 13% dos casos de infertilidade;

Obesidade – Deixa o ciclo menstrual irregular;

Produtos químicos – Produtos de limpeza e de beleza possuem componentes químicos que podem intoxicar a mulhe, reduzindo suas chances de engravidar;

Álcool e cafeina – Em excesso podem aumentar a possibilidade de infertilidade;

Síndrome de Ovários Policístico – Causa aumento no tamanho dos ovários com pequenos cistos alem de formar folículos que impedem a passagem dos óvulos;

Endometriose – Obstrui as trompas evitando o transporte dos óvulos.

Esses fatores podem levar a infertilidade. Alguns sabemos que não podemos interferir, porém para os que podemos mudar é bom nos atentar. Uma simples mudança no estilo de vida pode aumentar as chances de evitar a infertilidade.

Confira aqui tudo que é importante saber sobre planos de saude. Vai se surpreender!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *