exercícios hipopressivos

Exercícios Hipopressivos | Saiba porque você precisa fazer

Os exercícios hipopressivos também são conhecidos por ginástica hipopressiva ou até mesmo por abdominal hipopressivo. Ele consiste em um tipo de contração do abdômen baseado na pressão e tensão que, em até certo ponto, pode substituir os exercícios abdominais tradicionais.

Essas atividades trazem inúmeros benefícios para seu praticante. Por contrair o abdômen, elas se tornam excelentes para tonificar os músculos desta região. Além disso, o método hipopressivo é um grande aliado de quem sofre com dores nas costas e não pode realizar abdominais tradicionais, assim como também para quem possui hérnia de disco. Porém, além destes benefícios, ele também combate a incontinência urinária e fecal, melhorado, no processo, a postura corporal e p funcionamento do intestino. Isto tudo só é possível graças à diferença de pressão existente no abdômen durante a prática do exercícios e a ausência de movimentos com a coluna,

Exercícios Hipopressivos | Benefícios para seu corpo

exercícios hipopressivos

A prática dos exercícios hipopressivos trazem vários benefícios ao corpo, além do fortalecimento e definição abdominal. Ele também é conhecido por melhorar a saúde do organismo como um todo auxiliando, também, nos seguintes casos:

  • Redução do risco de lesões musculares;
  • Normalização das tensões nos músculos respiratórios;
  • Melhora da capacidade sexual, devido ao aumento da vascularização na região pélvica;
  • Descompressão dos discos intervertebrais da região lombar;
  • Combate à incontinência urinária;
  • Melhora a circulação sanguínea local;
  • Regularização do trânsito intestinal;
  • Melhora da postura corporal.

Cuidados necessários

exercícios hipopressivos

Apesar dos exercícios hipopressivos fornecerem uma série de vantagens é preciso ficar atento para alguns cuidados necessários durante a realização dessa atividade:

  • Quando estiver praticando os exercícios, cuidado para que os músculos pélvicos estejam totalmente contraídos na hora de encolher a barriga;
  • Evite fazer os exercícios hipopressivos logo após refeições, pois isso pode causar má digestão;
  • Nunca exagere! Comece com exercícios mais leves, com poucas contrações, para em seguida ir aumentando aos poucos o número de contrações. Importante estar sempre atento para que os limites do seu corpo sejam respeitados;
  • O ideal é que os exercícios hipopressivos sejam feitos de 3 a 5 vezes por semana.

Com uma prática regular é possível ver os primeiros resultados em seu corpo dentro de quatro semanas após seu início. Mas cuidado, o exercício hipopressivo é um método mais complexo do que simplesmente a técnica da “barriga negativa”. Existem vários fatores a serem avaliados durante a prática da técnica, assim como o controle da pressão intra-abdominal no paciente. Assim sendo, é ideal que antes de fazer os exercícios hipopressivos você consulte um profissional da área.

Para manter a saúde em dia, além da prática dos exercícios físicos, o ideal é um acompanhamento médico através de um plano de saúde. Tendo um Plano de Saúde você pode realizar consultas periódicas e garantir o bem-estar da sua saúde a todo momento, com acesso a especialistas renomados e infraestrutura de qualidade. Então, sem demora, garanta a segurança que a sua saúde precisa com os melhores tratamentos contratando o Melhor Plano de Saúde aqui!

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