O que pode causar dores musculares? - Bem Estar de Hoje

O que pode causar dores musculares?

Dores musculares é um problema que atinge muitas pessoas e acabam sempre incomodando mais que o normal, seja porque fez exercícios ou dormiu de mal jeito. Mas não podemos deixar de pensar que o nosso rendimento ao logo do dia será horrível, pois é incomodo sentir essas dores. Mas as dores vão além dos músculos, pode ocorrer essa dor no tendão, articulações etc. Por mais que a dor esteja forte ou fraca, é possível tratá-la para aliviar ou evitar o agravamento de alguma doença mais séria.

Há muitas causas para a dor muscular, mas a mais comum é pelo fato do uso excessivo deles e da tensão que há nos músculos. Lesões são frequentes, ainda mais para quem faz academia.

Por conta dos problemas de saúde é possível, sim, sentir dores musculares. Problemas como gripe e infecções, e problemas crônicos como a lúpus e a fibromialgia. Há doenças que são transmitidas por mosquitos como a dengue, zika vírus e a febre amarela que causam dores frequentes. Há doenças bem graves, essas doenças são Lyme, Malária, pólio, febre maculosa, lombriga, polimiosite, polimialgia reumática entre outras. Há vários jeitos de ter dores musculares, não apenas dormindo de mal jeito.

Mas há outros jeitos de contrair dores musculares além de doenças, mas com drogas ilícitas, remédios para pressão arterial, estatinas para o colesterol etc.

Como evitar as Dores Musculares

Se as dores acontecem por causa de uma doença, é necessário que trate primeiro os sintomas dessa doença. Por consequência, a dor muscular irá diminuir.

É recomendável que evite fatores externos, assim é possível prevenir as dores musculares. Assim que o médico receitar algum medicamento para melhorar alguma doença, pergunte se tem efeito colateral e é possível causar dores musculares. Além das dores, acontecem outros problemas sérios.

Se for a primeira semana de academia, não tenha tanta intensidade na hora que estiver se exercitando. Pegando muito pesado na primeira semana, é capaz de atingir sérios problemas nas articulações limitando para coisas bem mais leves. Sempre peça a ajuda de um profissional qualificado para não fazer nada errado.

Portanto, dores musculares são normais, mas é preciso que se tenha cuidado na hora de se auto medicar. É preciso saber se a dor é causada por alguma doença, pois é necessário que seja tratado pelos sintomas primeiros.

 

Relacionadas