doenças capilares

Doenças Capilares | Conheça todas e saiba Tratar e Prevenir

Sabia que as doenças capilares podem afetar muitas pessoas, independentemente da idade? Apesar de possuir alguns medicamentos rápidos e simples, é fundamental se atentar às recomendações médicas. Portanto, conheça melhor os tipos de doenças capilares, e saiba como tratar, e se possível, evitar!

Conheça as principais doenças capilares

Dermatite Seborreica

É a mais comum das doenças capilares, sendo popularmente conhecida como caspa. A dermatite seborreica tem como principal característica a oleosidade excessiva no couro cabeludo, simultaneamente com inflamação e descamação. Essa inflamação deixa o couro cabeludo vermelho e sensível. Já a descamação forma crostas que quando removidas podem provocar ferimentos.

doenças capilares

Seu tratamento é feito através de shampoos específicos anti-inflamatórios e antifúngicos. Suas causas normalmente estão associadas á fungos e estresses. Portanto, é muito importante evitar seus sintomas, enxaguando o cabelo sempre com água morna ou fria, e não dormindo com o cabelo úmido. Desta maneira, será mais fácil evitar o surgimento da caspa.

Psoríase

Está doença capilar é associada à herança genética, e é comumente confundida com a caspa, devido à descamação esbranquiçada que ela provoca.

A Psoríase melhora com a exposição ao sol e tratamento específico. Esse tratamento inclui uso de shampoos à base de alcatrão e ácido salicílico, assim como loções de corticoesteroides, que é anti-inflamatório.

Tinha

A tinha é causada por fungos e tem como sintoma a perda localizada de cabelo. Nela também há o surgimento de placas, que podem inflamar e infeccionar. Seu tratamento inclui o uso de antibióticos orais. Porém, cuidado! Os antibióticos só funcionarão caso a doença seja descoberta precocemente. Caso contrário, a perda de cabelo pode ser definitiva.

doenças capilares

Alopecia Areata

É uma doença autoimune, ou seja, o organismo reconhece como inimigas as próprias células e assim as destrói. Um de seus sintomas é a perda de cabelos, que pode ocorrer até mesmo nas pernas, sobrancelhas e cílios, em formato de círculo. Suas causas podem estar associadas ao vitiligo ou alterações da tireoide.

Líquen Plano Capilar

doenças capilares

É uma das doenças capilares que também provocam vermelhidão e descamação, a diferença é que a mesma vem acompanhada de pequenas bolinhas arroxeadas. Se o tratamento não for imediato pode causar a perda definitiva dos cabelos.

Câncer de pele no couro cabeludo

Entre todas as doenças capilares esta é sem dúvidas a mais perigosa. Isso porque seu diagnóstico é mais demorado e faz com que isso atrase o tratamento. Uma lesão cancerígena na região do couro cabeludo também pode levar a metástase no cérebro.

Como evitar as doenças capilares?

doenças capilares

Na maioria das vezes o diagnóstico precoce ajuda na eficácia do tratamento, então fique atento as dicas para evitar alguns problemas:

  • O autoexame é muito importante, já que é rápido e pode ser feito por você mesmo. Apenas com luz natural e um espelho, busque por descamações e inflamações na região. Procure fazer isso regularmente;
  • Mantenha os cabelos sempre limpos e bem cuidados. É aconselhável uma boa lavagem com shampoo anti resíduos a cada 15 dias, o que ajuda a remover diversas impurezas que causam doenças;
  • Consulte um dermatologista regularmente e não tenha medo de pedir que ele verifique seu couro cabeludo.

Com um Plano de Saúde realizar acompanhamentos e consultas periódicas se torna mais fácil. Com um plano, além de pagar pequenos valores por um extensa cobertura, você não tem estresse por agendamento de consulta e atendimento demorado. Confira como é fácil garantir sua saúde e bem estar. Portanto, faça uma simulação sem compromisso, de forma rápida, e vislumbre a gama de oportunidades que apenas o convênio médico pode ter oferecer. Afinal de contas, com saúde não se brinca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *