causas da queda de cabelo

Descubra as principais causas da queda de cabelo | Saiba como tratar

A perda dos cabelos afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo vários os fatores que podem provocar o problema. Em alguns casos é possível tratar essa condição, todavia, para que possa ser feito o tratamento correto é preciso saber quais as causas da queda de cabelo.

Na maioria das vezes as carecas surgem simplesmente em virtude do envelhecimento. Entretanto, isso não justifica menosprezar a perda de cabelo ou tratar o caso como uma questão meramente estética, principalmente se vier acompanhada de outras alterações.

Afinal, assim como pode ser algo fácil de resolver, a queda de cabelo também pode significar complicações na saúde. Conheça agora as principais causas da queda de cabelo e descubra qual é o seu caso.

Estresse

É um dos principais motivos da queda capilar, tanto o estresse físico quanto o mental. Isso acontece porque o estresse pode mudar o ciclo dos fios, fazendo com que caiam.

Há casos em que o estresse pode nem ser a causa principal do problema, mas ele pode piorar a situação se associado a outro motivo.

Tabagismo

Pessoas que fumam correm um risco maior de sofrer com o desmatamento capilar, já que as substâncias tóxicas contidas nos cigarros enfraquecem as mechas.

O tabagismo leva a uma degeneração dos vasos que abastecem as extremidades do corpo, que no caso é o couro cabeludo. Desse modo ele acaba gerando todo o problema. Então, se esse é o seu caso, você precisar ver nossas 9 dicas para parar de fumar com sucesso!

Anemia

Com a anemia os fios recebem menos sangue, o que os torna mais fracos e quebradiços.

A anemia é causada principalmente pela falta de ferro no corpo, mas também pode surgir por outros motivos, como a diminuição de vitamina B12 por exemplo.

Descubra: Saiba como combater a anemia: Mostramos os principais alimentos ricos em ferro que você pode consumir.

Excesso de vitamina A

Apesar de ser incomum, o consumo excessivo de vitamina A pode contribuir para a queda de cabelo mais acentuada.

A situação é mais comum em pessoas que estão tomando medicamentos ou suplementos com esse tipo de vitamina por um longo período.

Oleosidade

A oleosidade em excesso também pode ser uma das causas da queda de cabelo,. Isso pois, ela colabora com a proliferação de fungos provocando coceiras e descamação do couro cabeludo.

Alterações hormonais

As alterações hormonais podem acontecer em várias etapas da vida, principalmente durante a adolescência.

Essas mudanças também podem ocorrer em mulheres que trocam de pílula ou que começam um método anticoncepcional novo, apresentando uma queda de cabelo temporária.

Veja mais: Conheça as doenças capilares!

Procure ajuda com um especialista

causas da queda de cabelo

Outros fatores também interferem na saúde do seu cabelo, como excesso de produtos químicos; alcoolismo; dermatite seborreica; gestação; infecções ou até o uso do secador e chapinha com frequência.

Então se você está sofrendo com queda capilar, o ideal é consultar um dermatologista para realizar os exames adequados e constatar a verdadeira causa do problema.

Tenha um Plano de Saúde e invista em atendimentos especializados e rápidos. Você merece a liberdade de escolher diferentes profissionais e realizar consultas com rapidez.

Portanto, faça uma simulação de Plano de Saúde e veja qual opção melhor atende suas preferências. Segurança para a sua saúde de forma rápida e fácil você só encontra aqui!