BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO INFANTIL

Benefícios da Natação Infantil | O melhor para o desenvolvimento

A natação é uma atividade física que possui inúmeras vantagens para o desenvolvimento da criança. Ainda mais, por se tratar de um esporte que não gera tantos impactos, ele permite à criança brincar de forma mais livre. Os benefícios da natação infantil estão relacionados tanto ao condicionamento físico quanto ao desenvolvimento cognitivo. Assim, além de ser uma atividade recreativa para a criança, a natação também possui vantagens para a segurança e sobrevivência em casos de eventuais acidentes. Por isso, a natação acaba sendo a escolha de muitos pais no momento de escolher um esporte para os filhos .

Benefícios da Natação Infantil

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO INFANTIL

Conheça abaixo alguns dos principais benefícios da natação infantil para as crianças.

Combate a obesidade

Com o maior índice de crianças se alimentando errado, tem se visto um crescimento na população infantil acima do peso. A temida obesidade infantil pode aumentar as chances de hipertensão quando as crianças alcançarem maior idade. Por este motivo, a natação se torna uma grande aliada no combate à obesidade. Isto porque, avalia-se que em uma hora dentro da piscina perde-se até 600 calorias. Desta forma, é preferível usar a natação para combater um dos males que mais vem crescendo.

Desenvolve o sistema imunológico

A prática dessa atividade física potencializa os mecanismos de defesa do organismo. Dessa maneira, é possível diminuir a incidência e a gravidade de doenças que eventualmente possam aparecer.

Melhora a capacidade cardiorrespiratória

Na natação infantil, a criança aprende a controlar a respiração, através de vários exercícios de respiração, para poder nadar. Tal fator fortalece o diafragma, que é a musculatura referente a capacidade respiratória, ajudando, assim, na oxigenação do corpo.

Autoconfiança e sociabilidade

A natação infantil é um exercício altamente benéfico para a construção da personalidade e autoestima da criança. A liberdade para praticar novos movimentos, que as atividades dentro da piscina proporcionam, evitam outras dificuldades que podem acontecer com atividades físicas fora da água. Ainda mais, há a possibilidade de a criança que prática natação fazer novas amizades neste ambiente.

Aumento da resistência física

Dentre outros benefícios da natação infantil para a saúde está também o fortalecimento dos músculos e consequentemente o aumento da resistência física. Juntos, eles ajudam a prevenir doenças relacionadas ao sedentarismo. Aliados com uma alimentação saudável, podem evitar até mesmo problemas de saúde na vida adulta, pois equilibra o metabolismo da criança e diminui o risco de lesões musculares.

Algumas contraindicações

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO INFANTIL

Existem poucos casos em que a natação infantil não é recomendada, sendo um exercício físico possível de ser praticado até mesmo por pessoas com problemas na coluna. Todavia alguns fatores fazem com que não seja indicado, como é o caso de:

– Problemas de pele, devido o cloro presente na água da piscina;

Otite, faringite e sinusite na fase de recuperação;

– Problemas pulmonares como bronquite e asma.

Cuidando bem da saúde!

Para manter a saúde do seu filho em dia, além de praticar exercícios físicos, o ideal é um acompanhamento médico através de um plano de saúde. Tendo um Plano de Saúde você pode realizar consultas periódicas e garantir o bem-estar da saúde de seu filho a todo momento, com acesso a especialistas renomados e infraestrutura de qualidade. Garanta a segurança que a sua saúde de quem você ama precisa com os melhores tratamentos contratando o Melhor Plano de Saúde aqui! Só assim você proporciona um crescimento saudável e completo!

Relacionadas