Vegetarianos : Saiba o que é e quais suas vertentes - Bem estar de hoje

Vegetarianos : Saiba o que é e quais suas vertentes

Antes era sim uma especie de taboo, era algo bem raro e curioso encontrar vegetarianos e veganos. Muitas vezes, até julgavam de forma negativa aqueles que optavam por seguir esse estilo de vida. A informação e engajamento sobre esse assunto era praticamente escassa. Passaram-se anos e a verdade por trás da indústria frigorifica tomou a linha de frente, mostrando não só o sofrimento e a carnificina dos animais, mas também a quantidade absurda de recursos naturais extraídos para serem usados nas fábricas de carnes. E agora sim, finalmente vegetarianos e veganos são compreendidos e apoiados. Aqui tem tudo que você precisa saber sobre eles.

 

FAÇA A SIMULAÇÃO DO PREÇO DO SEU PLANO DE SAÚDE

 

Vegetarianos X Veganos

Enquanto o vegetarianismo é considerado um regime alimentar, o veganismo é considerado uma filosofia. Os vegetarianos a principio não comem nenhum tipo de carne, e algumas vertentes mais radicais – que serão tratadas mais a frente – não consomem alguns alimentos proveniente dos animais e fazem isso por diversos motivos como ética, religião ou saúde. Os veganos adotam esse estilo de vida por razões apenas éticas, mas são mais “radicais”.  Não consomem nenhum produto que gere a exploração ou maus-tratos de animais, podendo ser desde alimentos como ovos e queijos até o consumo sustentável de roupas e produtos em geral.

 

Vertentes do vegetarianismo

Existem vários tipos de vegetarianos que variam de acordo com a dieta e restrição alimentar. Alguns dos principais são:

  • Ovolactovegetarianismo – Considerada a porta de entrada para o vegetarianismo, não há o consumo de nenhuma carne animal, incluindo peixes e frutos do mar.
  • Lactovegetarianismo – Nessa categoria não há o consumo das carnes e também dos ovos.
  • Ovovegetarianismo – Já os adeptos dessa categoria, não consomem carnes e nem derivados do leite.
  • Vegetarianismo estrito – A categoria mais “radical”, não consomem nada derivado de animal. Essa é a vertente do vegetarianismo que o veganismo segue.

 

Documentários para saber mais sobre o tema

Existem hoje, vários documentários para se engajar mais sobre o assunto e também sobre questões que levam as pessoas a aderirem ao vegetarianismo, aqui temos alguns exemplos:

  • Cowspiracy – Foca naquilo que não é mostrado pelas instituições ou mídias: o fato de a criação de animais ser a maior causa de degradação ambiental.
  • A carne é fraca – Aborda a crueldade e os maus-tratos aos animais.
  • FoodMatters – Desvia um pouco dos assuntos citados acima e entra na parte da saúde, mostrando que as praticas são extremamente saudáveis para o corpo.
  • Food Inc – Fala sobre a indústria alimentícia americana e a crueldade com os animais.
  • Vegucated – Mostra três pessoas que aceitaram seguir o veganismo durante seis semanas.

 

Como vimos, vegetarianismo e veganismos são assuntos sérios, mas que infelizmente não são tão valorizados quanto deveriam. Vale a pena procurar saber mais sobre o assunto. O índice de pessoas seguidoras dessas ideias vem crescendo cada vez mais, tornando forte algo que já esta mais do que na hora de ter visibilidade, já que se trata também de nosso próprio planeta e não só dos nossos próprios estômagos.

 

 

 

 

Relacionadas