Tendinite

Tendinite: conheça os sintomas e saiba como tratar

Com grande incidência não só no Brasil, mas também no mundo, a tendinite nos fazer perder o ânimo de realizar tarefas simples do dia-a-dia, como subir escadas e segurar objetos. Vamos entender o que é essa doença e como tratá-la?

Entenda o que é a tendinite

A tendinite é a inflamação de um tendão, estrutura que une os músculos aos ossos. Caracterizada como um tipo de tendinopatia – uma doença que acomete os tendões -, a tendinite geralmente se manifesta nos ombros, cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos.

Caracterizada pela presença de dor e inchaço, a doença pode afetar pessoas de qualquer idade. É comum entre adultos que praticam esportes e trabalham fazendo movimentos repetidos. Idosos também tem propensão de sofrer com o problema, já que na medida em que envelhecem, passam a perder a elasticidade de seus tendões.

Ao contrário do osso e do músculo, o tendão é a estrutura mais fraca levando à inflamação.  As causas costumam estar relacionadas principalmente à falta de alongamento muscular, que acaba sobrecarregando o tendão. Podemos associar também à uma postura inadequada, à atividades esportivas em excesso e ao estresse, que ocasiona contraturas musculares e fadiga.

Os sintomas são específicos do local, mas geralmente são apresentados por dor, inchaço e dificuldade em movimentar o membro.

Ombro, braço e antebraço

Os sintomas incluem:

  • Dificuldade em realizar movimentos com o braço e em segurar objetos pesados;
  • Fraqueza do braço e sensação de fisgadas e cãibras.

Joelho

A inflamação nos joelhos também pode ser chamada de tendinite patelar. Seus sintomas incluem:

  • Incômodos principalmente ao andar, correr ou saltar.
  • Dificuldade em realizar movimentos como dobrar ou esticar as pernas, subir escada, sentar ou ajoelhar.

Quadril

Aqui, os sintomas da inflamação podem ser:

  • Dor em forma de pontada no osso do quadril quando o indivíduo realiza movimentos com o quadril, como levantar-se e sentar;
  • Dificuldade em ficar sentado ou deitado sobre o lado afetado;
  • Dificuldade para caminhar.

Tornozelo e pé

Os sintomas específicos da doença nos tornozelos e nos pés podem ser:

  • Dor no tornozelo, principalmente ao movimentá-lo;
  • Sensação de fisgadas tanto com ele em movimento, como em repouso.

Pulso e mão

Nas mãos ou nos pulsos, os sintomas incluem:

  • Dificuldade em segurar objetos;
  • Dificuldade em realizar movimentos com o punho;
  • Dor no punho que piora ao realizar movimentos com a mão.

Para aliviar a dor, é recomendado o uso de gelo, medicamentos anti-inflamatórios prescritos pelo médico e fisioterapia. Repousar o tendão afetado com tipoia ou talas, por exemplo, também é indicado. Uma medida alternativa é a acupuntura, técnica chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Também é importante prevenir a doença, corrigindo a postura, alongando e fortalecendo os músculos, e mudar hábitos que possam estar prejudicando o corpo.

É importante prestar atenção às dores e procurar um médico caso elas se estendam por muito tempo.  Para garantir consultas e tratamentos adequados para você ou sua família, opte pela contratação de convênios médicos.

Saiba como fazer uma cotação de valores de planos de saúde que se adequem às suas necessidades.