Pneumonia é uma infecção que inflama os sacos de ar em um ou ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquido. É algo muito comum no nosso dia a dia, atingindo cerca de 2 milhões de pessoas só no Brasil. É necessário que se tenha muito cuidado, pois essa doença, se estiver muito grave, pode levar a óbito. Alguns tipos de pneumonia podem ser evitados tomando vacinas em postos ou hospitais médicos. Mas para ser diagnosticado e tratado de forma correta, é preciso que o médico identifique o problema com exames profissionais.
O problema é possível se resolver em dias ou semanas, apenas seguindo todas as regras do médico. A pneumonia pode acometer a região dos alvéolos pulmonares e, às vezes, os interstícios. O quadro da doença pode ser pior quando falamos de crianças e idosos, uma vez que os anticorpos estão mais baixos que o normal, precisando de um cuidado maior por conta de infecções. A partir do momento que a doença é tratada de forma certa, não há razão por temer sequelas da doença.
CLIQUE AQUI E SIMULE SEU PLANO DE SAÚDE GRATUITAMENTE.
Sintomas da pneumonia:
- Febre alta (acima de 38º. Febre de 37,5º);
- Falta de ar;
- Dor no tórax;
- Alterações da pressão arterial;
- Confusão mental;
- Expectoração amarelada;
- Estado de cansaço e fraqueza constante.
Causas da doença:
- Vírus;
- Infecção por bactérias;
- Fungos;
- Parasitas;
Há vários fatores de risco, como tabagismo. Todos que fumam correm o risco dobrado de ter a doença, porque o fumo causa uma reação inflamatória que facilita a entrada de outros agentes agressores nos pulmões. O álcool contribui para acarretar outras doenças além da pneumonia, se transformando em um risco iminente para o paciente. Pessoas que bebem têm a imunidade diminuída e uma diferente capacidade de coordenação do sistema respiratório. A pneumonia também pode ter causa desconhecida.
Tratamento:
O exames podem ser feitos através de raios x e, também, examinando o catarro. Para saber se há outras doenças decorrente a pneumonia, a tomografia computadorizada do peito ou outros testes podem ser necessários para fazer a distinção da doença.
O auxilio do médico para essa melhora é crucial, pois ele quem dirá o que pode e não pode ser feito. A pneumonia é tratada com antibiótico por dias ou algumas poucas semanas. Mas o prognóstico depende do tipo de pneumonia, tratamento adequado, complicações e estado de saúde geral. É possível que se trate em casa, apenas com antibióticos orais, descanso e fluidos são suficientes. Se o caso estiver bem grave, em situação com idosos, é preciso que vá a algum hospital para que problemas, como respirar, não se tornem graves e frequentes.
Portanto, é necessário extremo cuidado com essa doença. Como já foi dito, é possível se tratar em casa, caso o quadro não seja grave e avançado. É uma doença silenciosa e é preciso que fique atentos aos sintomas, vá ao médico e explique toda a situação, para que o parecer do profissional seja correto e bem específico.