Saiba O Que é a Pneumonia - Bem Estar de Hoje

Saiba O Que é a Pneumonia

Pneumonia é uma infecção que inflama os sacos de ar em um ou ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquido. É algo muito comum no nosso dia a dia, atingindo cerca de 2 milhões de pessoas só no Brasil. É necessário que se tenha muito cuidado, pois essa doença, se estiver muito grave, pode levar a óbito. Alguns tipos de pneumonia podem ser evitados tomando vacinas em postos ou hospitais médicos. Mas para ser diagnosticado e tratado de forma correta, é preciso que o médico identifique o problema com exames profissionais.

O problema é possível se resolver em dias ou semanas, apenas seguindo todas as regras do médico. A pneumonia pode acometer a região dos alvéolos pulmonares e, às vezes, os interstícios. O quadro da doença pode ser pior quando falamos de crianças e idosos, uma vez que os anticorpos estão mais baixos que o normal, precisando de um cuidado maior por conta de infecções. A partir do momento que a doença é tratada de forma certa, não há razão por temer sequelas da doença.

CLIQUE AQUI E SIMULE SEU PLANO DE SAÚDE GRATUITAMENTE.

Sintomas da pneumonia:

  • Febre alta (acima de 38º. Febre de 37,5º);
  • Falta de ar;
  • Dor no tórax;
  • Alterações da pressão arterial;
  • Confusão mental;
  • Expectoração amarelada;
  • Estado de cansaço e fraqueza constante.

Causas da doença:

  • Vírus;
  • Infecção por bactérias;
  • Fungos;
  • Parasitas;

Há vários fatores de risco, como tabagismo. Todos que fumam correm o risco dobrado de ter a doença, porque o fumo causa uma reação inflamatória que facilita a entrada de outros agentes agressores nos pulmões. O álcool contribui para acarretar outras doenças além da pneumonia, se transformando em um risco iminente para o paciente. Pessoas que bebem têm a imunidade diminuída e uma diferente capacidade de coordenação do sistema respiratório. A pneumonia também pode ter causa desconhecida.

Tratamento:

O exames podem ser feitos através de raios x e, também, examinando o catarro. Para saber se há outras doenças decorrente a pneumonia, a tomografia computadorizada do peito ou outros testes podem ser necessários para fazer a distinção da doença.

O auxilio do médico para essa melhora é crucial, pois ele quem dirá o que pode e não pode ser feito. A pneumonia é tratada com antibiótico por dias ou algumas poucas semanas. Mas o prognóstico depende do tipo de pneumonia, tratamento adequado, complicações e estado de saúde geral. É possível que se trate em casa, apenas com antibióticos orais, descanso e fluidos são suficientes. Se o caso estiver bem grave, em situação com idosos, é preciso que vá a algum hospital para que problemas, como respirar, não se tornem graves e frequentes.

Portanto, é necessário extremo cuidado com essa doença. Como já foi dito, é possível se tratar em casa, caso o quadro não seja grave e avançado. É uma doença silenciosa e é preciso que fique atentos aos sintomas, vá ao médico e explique toda a situação, para que o parecer do profissional seja correto e bem específico.

 

 

Relacionadas