Reeducação alimentar: O que é e como fazer - Bem estar de hoje

Reeducação alimentar: O que é e como fazer

Desde criança nossos pais tentam formar a nossa educação alimentar. Sempre falando para a gente comer alface, tomate, e tudo aquilo que qualquer criança odeia. E com o passar do tempo, começamos a crescer, e cresce junto as nossas tarefas. O dia fica cheio, ir em um fast food ou comprar uma comida pronta se torna muito fácil. Quando nos damos conta já estamos com problemas de saúde, falta de nutrientes, acima do peso e ainda por cima viciado naquele tipo de comida que não nos faz bem. É ai que entra a reeducação alimentar. Muitas vezes pode ser confundida com dieta, mas não, ela pode ser bem melhor e dar mais resultados se feita da maneira certa.

Reeducação alimentar X Dieta

A corrida pelo padrão de beleza vem se tornando cada vez mais frequente. Pessoas optam mais por fazer dieta, onde cada tipo tem sua base alimentar. Dieta do ovo, low carb, zero carb e assim vai. Mas na maioria das vezes a dieta é radical, e quando a pessoa para de executá-la, acontece o efeito sanfona. O peso retorna, volta a dieta. O peso diminui sai a dieta. O peso aumenta volta a dieta e assim segue.

A reeducação alimentar visa não só a perda de peso, mas a mudança nos hábitos e costumes, o que evita o efeito sanfona. Consiste em ensinar a se alimentar bem, de forma saudável sem ter que ficar se privando 100% de comer o que amamos. Nas dietas muitas vezes um grupo de comida é excluído, e logo, alguns nutrientes também são. Na reeducação ,como o nome já diz, a pessoa é reeducada, então comer bem não será algo forçado e maçante, mas algo imposto passo por passo até que vire um habito que ali vai ficar.

 

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Passos para fazer a reeducação

Não existem passos definidos para se reeducar. Existem uma serie de atitudes que se realizadas diariamente, pouco a pouco você consegue sucesso na reeducação alimentar.

  • Você pode comer doce, mas tente reduzi-lo cada vez mais.
  • Beba água e tente aumentar até 10 copos (200ml) por dia.
  • Troque refrigerante por sucos naturais.
  • Tente comer mais proteínas e menos carboidratos, mas não exclua o último.
  • Utilize carboidratos integrais.
  • Evite frituras.
  • Faça seis refeiçoes pequenas por dia ao invés de 3 grandes.
  • Pratique algum exercício.
  • Troque a carne vermelha por frango e peixe.
  • Elimine alimentos processados.

Receitas saudáveis

  • Peixe com crosta de aveia. ( ½ xícara de aveia em flocos, ½ xícara de castanhas de caju, 1 dente de alho, salsinha, 1 clara, 2 postas de robalo, 2 cenouras, azeite de oliva, 1 ramo de tomilho, 1 ramo de alecrim, sal, pimenta )
  1.  Triturar a aveia, castanhas, alho e salsinha.
  2. Misturar com a clara de ovo.
  3. Temperar os filés de peixe com sal e pimenta,  e por em uma forma untada com azeite de oliva.
  4. Cobrir os peixes com a farofa de aveia e levar ao forno a 180 graus, por 25 minutos.
  5. Fazer fios ou fitas da cenoura crua e levar a frigideira com um fio de azeite de oliva.
  6. Refogar a cenoura, temperar com sal, pimenta e as ervinhas.
  7. Servir o peixe sobre uma cama de fios de cenoura.

 

  • Pizza com massa de batata doce e aveia. ( 1 batata doce média assada e cortada em cubos, ⅔ de xícara de aveia em flocos, 1 ovo, sal, azeite de oliva, molho de tomates, 100g de queijo feta, 1 cebola cortada em tiras, 1 xícara de folhas de espinafre )
  1. Processar a aveia e a batata assada até formar uma pasta.
  2. Adicionar o ovo e o sal e bater novamente.
  3. Em uma forma untada com azeite de oliva, por a massa e formatar com as mãos.
  4. Levar ao forno a 200 graus, por 25 minutos ou até a massa estar seca.
  5. Retirar do forno e virar a massa e retornar ao forno por 10 minutos.
  6. Cobrir com o molho de tomates, o queijo e a cebola cortada em tiras finas e espinafre. Levar ao forno até o queijo derreter.

 

Vale a pena tirar as comidas que não nos fazem bem do nosso caminho e dar uma chance para a reeducação alimentar. As mudanças não são só visíveis fisicamente, mas também na qualidade de vida.

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