Alimentos ricos em vitamina D

Principais alimentos ricos em vitamina D | Saiba o que comer

Embora, nosso corpo produza a vitamina D quando exposto ao Sol, existem também certos alimentos ricos nesse nutriente que podemos ingerir para aumentar os benefícios deste composto em nosso organismo. A ingestão destes alimentos aumenta a absorção do cálcio, melhora a saúde da pele e ainda pode combater à depressão. São alimentos fáceis de serem encontrados, portanto conheça agora os principais alimentos ricos em vitamina D.

Conheça os principais alimentos ricos em vitamina D

Algumas pessoas optam por consumir o nutriente em forma de cápsulas, alcançando assim a recomendação diária para um adulto, que é de 600 IUs (International Units). Entretanto, ingerir alimentos ricos em vitamina D, fontes naturais deste composto, pode te trazer muitos mais benefícios. Conheça-os:

Alimentos ricos em vitamina D

Fígado
Além de ser uma ótima fonte de ferro, aproximadamente 100g de um bife de fígado pode conter 42 IUs de vitamina D.

Carne de porco

Por ser um alimento bastante consumido, a carne de porco pode ser uma das alternativas no suprimento de vitamina D. Uma porção de 100g contém cerca de 93 UIs.

Sardinha
Duas porções de sardinha oferecem cerca de 46 IUs, representando por volta de 13% do valor diário recomendado de vitamina D.

Ovos

Os ovos são ótimas fontes de proteína. Apenas uma gema grande de ovo provém 37 IUs de vitamina D.

Atum
Cerca de 100g de atum fornecem aproximadamente 154 IUs, quase um terço da recomendação diária. Por este motivo ele se constitui como um dos principais alimentos ricos em vitamina D.

Salmão

O salmão é sem dúvidas um dos melhores alimentos ricos em vitamina D. Cerca de 100g de salmão fornece 650 IUs, sendo mais do que o necessário para um dia.

Veja também: Saiba como fazer a dieta do ovo!

Benefícios da vitamina D

Bons níveis de vitamina D trazem vários benefícios para nosso corpo como:

Alimentos ricos em vitamina D

  • Melhora a condição física, já que a vitamina D ajuda no fortalecimento dos músculos;
  • Estimula o organismo pois possui ação revigorante, sendo importante no tratamento para casos de depressão;
  • Fortalece os ossos, uma vez que ajuda o corpo a absorver melhor o cálcio necessário para os ossos do organismo;
  • Protege o sistema imunológico devido a possuir propriedades anti-inflamatórias, nos protegendo assim de possíveis infecções;
  • Produz insulina, mantendo o pâncreas em um estado saudável;
  • Fortalece o coração. Isto pois a vitamina D é formada por algumas substâncias que auxiliam na contração dos vasos sanguíneos, regulando, portanto, a pressão arterial e prevenindo o coração de futuros infartos.

Para garantir esses benefícios é preciso muito mais do que consumir os principais alimentos ricos em vitamina D. É necessário aliar esses alimentação à hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos.

Saiba Mais: Veja como fazer exercícios aeróbicos que vão te ajudar na obtenção da Vitamina D!

Portanto não se esqueça. Antes de iniciar qualquer dieta, ou reeducação alimentar, é fundamental consultar um especialista. Apenas um nutricionista pode indicar o melhor tratamento para você, assim como a alimentação e prática física mais adequada.

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