Morango desidratado: Saiba como fazer e quais os benefícios

Morango desidratado: Saiba como fazer e quais os benefícios

O morango desidratado é a nova tendência e uma boa opção para aquela hora da fome. Além de possuir muitos nutrientes ele também é compacto e resistente. Podendo levar para todos os lugares e com maior tempo de preservação.

Porque morango desidratado?

O morango desidratado é a escolha certa para carregar para todos os lugares. Não importa se está frio ou calor, ele vai ficar conservado. Uma das características mais marcantes das frutas desidratadas é sua capacidade de conservação, afinal ela ultrapassa muito o tempo de uma fruta natural.

Desidratar uma fruta é torna-la seca. Para tanto é necessário tirar toda a sua água através da desidratação ou secagem. Durante esse processo, alguns fatores da fruta sofrerão alta e outros redução. O açúcar natural da fruta, por exemplo, irá aumentar, devido a perda da água. Assim como a quantidade de fibras e outros nutrientes que sofrem grande aumento com a desidratação da fruta e que ajudam a prevenir a obesidade, doenças cardíacas, risco de hipertensão, e alguns tipos de câncer.  Todavia, a fruta desidratada também sofre baixas. Como é o caso da vitamina C. Por isso, mesmo com todas as suas propriedades, não é recomendável a total substituição da fruta natural pela seca.

Mas atenção, muitas das frutas secas vendidas são industrializadas. Ou seja, elas contém altas doses de conservantes, corantes e açucares. Essas frutas industrializadas, ao invés de serem uma fonte nutritiva e recomendável para dietas, se tornam perigosas e nada saudáveis. Por isso, é sempre importante ler os rótulos.

Opções de como fazer

Selecionada a fruta que vai ser utilizada, é necessário fazer a limpeza, ou seja, lavar bem, tirar sementes e machucados, e se necessário, retirar a casca. Feito isso, é necessário cortar a fruta em fatias finas.

Para manter a cor da fruta, você pode estar misturando uma xícara de água com uma colher de suco de limão e adicionando as frutas dentro por um tempo. Depois é só escorrer.

Há três maneiras de desidratar frutas. Acompanhe:

Desidratando ao sol

Esse é o método mais natural, e o mais lento, podendo demorar cerca de três dias pra desidratar. Nesse processo você precisa pendurar a fruta para que o ar circule por baixo. É recomendado cobri-las para que não venham insetos.

Secando ao forno

No forno, deve-se colocar as frutas em uma forma, e levar ao forno pré-aquecido. É necessário acompanhar o processo invertendo as frutas de tempos em tempos. Deixar a porta do forno entreaberta ajuda a regular a temperatura. A preparação pode levar até 4h.

Desidratando no desidratador

O desidratador é o mais caro de todos. Nele é sugerido seguir as recomendações do seu aparelho para efetuar a desidratação. É mais aconselhado para quem utiliza habitualmente.

Benefícios

A fruta em si já possui muitos nutrientes, mas quando desidratada, torna possível o aumento de alguns deles. Logo, se torna um alimento muito rico em fibras, minerais, cálcio, ferro e vitaminas A,B e E. É um alimento indicado para quem faz dietas e atividades físicas. E o melhor de tudo, seu tempo de conservação pode chegar até 9 meses.

 

Saiba como adicionar morango desidratado na sua dieta. Faça a cotação de um plano de saude para ter acesso a um convenio benéfico com nutricionistas especializados á sua disposição.

Relacionadas