Diferença entre azeites - Saiba quais os benefícios

Diferença entre azeites – Saiba quais os benefícios

Sabia que é importante saber a diferença entre azeites? Cada um tem seus benefícios e composições, confira aqui tudo que se precisa saber sobre azeites.

A importância de saber a diferença entre azeites

A diferença entre azeites também interfere em seu uso. Cada azeite é apropriado para uma comida especifica. Há casos em que um tipo de azeite é mais indicado para uma pessoa do que o outro, por exemplo.

O azeite é produzido através da prensagem de azeitonas. Ao passo que é pensada, ela é submetida á um processo de limpeza, moagem e refinamento para tirada de impurezas. Ela se caracteriza como um produto saudável por não acrescentar em sua produção compostos químicos como os que são encontrados em alguns tipos de óleos, como pode verificar aqui.

Sabia que além de ser um ótimo acompanhante para os alimentos que preparamos, o azeite também possui muitos benefícios? O azeite é rico em ácidos graxos, sobretudo o Ômega-6. Ele possui antioxidantes, ajuda na prevenção de algumas doenças, como as cardiovasculares, auxilia na perda de peso e muitos outros benefícios que verá mais adiante.

Os gregos sabem usufruir dessas propriedades. Sendo consumido 24 litros por pessoa no ano, a Grécia se clássica como o pais que mais consome azeite no Mundo, sendo seguido pelos Espanhóis e pelos Italianos. No Brasil essa porcentagem ainda é baixa, apesar de acharmos facilmente azeite nos supermercados. Poderá ver a seguir, diferentes tipos de azeites para incrementar em sua alimentação, e dessa forma poderá manter uma dieta mais saudável.

As diferença entre azeites | Entenda

Há azeites para todos os gostos e sabores. É importante saber que quanto menor for o aroma e a acidez do azeite, menor sera sua pureza. Abaixo vamos apresentar todos os tipos de azeites, para que então possa estar escolhendo o que mais combina com você para acrescentar no seu dia-a-dia.

Azeite Extravirgem

Esse azeite é o mais saudável de todos. Isto por que na sua extração não há o processo de aquecimento. Ele é obtido através de um processo de prensagem mecânica a frio. É este processo que permite a permanência do aroma por mais tempo, Além de ser o mais saudável, também é o que apresenta menor acidez.

Este azeite possui muitos nutrientes. Ele aumenta o processo digestivo, evita o acumulo de gordura no abdômen e diminui inflamações.

Ele pode ser usado tanto com alimentos frios, como a salada, por exemplo. Como também pode ser usado em alimentos quentes. Para encontra-lo é fácil, ele normalmente é oferecido nos mercados comuns. Todavia, lembre-se, caso fervido em altas temperaturas ele perde seus nutrientes e benefícios.

Azeite Virgem

Apesar de possuírem praticamente o mesmo processo, o virgem não é tão nutricional quanto o Extravirgem. Ele provem da segunda prensagem de azeites, devido a isso seu aroma é menor. Ele tem maior incide de acido, podendo ser de 0,8 á 2%,  e possui um sabor não tão forte. Seus benefícios são bons para o coração.

Também é facilmente encontrado nos mercados e é mais indicado para acompanhar pratos quentes, podendo ir ao forno se necessário.

Azeite Refinado

O azeite refinado também passa pela prensagem sem aquecimento, todavia, normalmente ele é originado entre á 2° e a 3° prensagem, alem de seguir para um refinamento que busca retirar suas impurezas. Sua acidez supera a dos dois anteriores, chegando á 3%. Devido á isso características, como aromas, cor e sabor são diferentes. Ao contrario dos outros dois, ele pode ser submetidos a altas temperaturas, como a fritura, por exemplo.

Ele é o mais comumente encontrado em redes de supermercados.

Azeite Puro

Normalmente ele é uma junção de dois dos três azeites mencionados acima. Isso acontece quando a qualidade do azeite refinado não é tão boa quanto á dos dois primeiros. Esse processo vai tornar possível retirar o sabor ou aroma desagradável. Sabendo disso, é normal que ele possua menos propriedades nutricionais e antioxidantes.

Ele é comercializado em mercados e pode ser usado para frituras.

Azeite Composto

Outra mistura com o azeite refinado, só que agora com óleo de soja. Não é indicado para processos em que seja submetido á altas temperaturas. Assim como os antecedentes, pode ser encontrado nos supermercados.

Azeite Light e Extra light

Não se engane, estes azeites contem a mesma quantidade de calorias que os outros. A palavra “light” é referente ao sabor, que é menor que o dos outros. Nele é possível perceber que a cor também é mais clara. Ele pode ser usado em altas temperaturas.

Azeite Aromatizado

O azeite aromatizado se dá devido á mistura harmônica de azeites com óleos de produtos como alho, limão, alecrim, baunilha, manjericão e outros. Esta mistura pode ser feita em casa com os ingredientes que preferir. É usado para complementar pratos, dando um toque mais gourmet para a sua comida.

Azeite Especial

Apesar de parecido com os aromatizados, ele ainda é um pouco diferente. Os componentes que são incluídos para gerar esse azeite, interferem com mais eficácia no cheiro e no sabor do azeite. Portanto, o ingrediente á ser escolhido tem que ser bem avaliado. Há azeites que são misturados á trufas, que se tornam escolhas perfeitas para complementar os pratos.

Azeite Orgânico

São azeites produzidos de forma mais sustentável e ecológica.  Podem ser azeites normais, mas para identifica-los é necessário encontrar o selo de produto orgânico no rótulo de sua embalagem.

Como vimos acima são muitas as opções de azeites que você pode estar combinando com diferentes alimentos para incrementar em sua dieta. Agora que sabe como e para o que cada um funciona, é só começara usar!

Benefícios do Azeite

Os benefícios do azeite não são só para o corpo em si. Além de prevenir doenças e ser benéfico para a saúde, ele também pode ser usado para fins cosméticos. Confira para quais casos o azeite é benéfico:

  • Tratamento de diabetes;
  • Doenças cardíacas;
  • Previne contra doenças como o câncer, a Alzheimer e a Osteoporose;
  • Ajuda no emagrecimento, pode ser utilizado em dietas;
  • Diminui colesterol ruim e aumenta os níveis de colesterol bom;
  • Retarda o envelhecimento do coração;
  • Auxiliam na reconstrução do tecido da muscular;
  • Deixa a pele mais saudável, devido á vitamina E presentes em sua composição;
  • Hidrata o cabelo
  • Possui ação Anti-inflamatória
  • Auxilia na absorção de vitaminas A, D, E e K

Em conclusão, como pudemos ver, as diferenças entre azeites, e seus benefícios, são muitos. Por isso é importante atribui-lo á sua alimentação e fazer a substituição de outros óleos não tão bons para a saúde.

Quer saber como fazer uma dieta e alimentação baseada no azeite? Com um plano de saúde você tem acesso aos melhores nutricionistas, que poderão indicar as melhores combinações. Gostou? saiba tudo sobre planos de saúde acessando aqui.

E se estiver em duvidas de como funciona uma cotação de plano de saude, acesse aqui e veja como é rápido e fácil!

Relacionadas