dieta cetogênica cíclica

Dieta cetogênica cíclica | Conheça benefícios e restrições

Essa modalidade de dieta, a dieta cetogênica cíclica, é baseada na diminuição/extinção da ingestão de carboidratos, principalmente os que contém o trigo e açúcar. Ou seja, deve-se evitar ingerir alimentos como: massas, pão branco, biscoitos, sorvete, arroz branco, bolo, chocolate, grãos, entre outros.

A dieta cetogênica cíclica é proveniente da ideia de que a obesidade é causada pelo consumo exagerado de carboidratos e não pela ingestão de alimentos gordurosos.

Um fato curioso é que a dieta cetogênica cíclica inibe a sensação de fome levando a pessoa a comer menos e consequentemente perder peso.

Entenda como funciona a dieta cetogênica cíclica!

O carboidrato é a fonte primária de energia do nosso corpo. Assim, ao cortar a ingestão de alimentos que contenham carboidratos o organismo entra em um procedimento denominado de cetose, em torno de 03 (três) dias ao iniciar a dieta.

Acontecerá que seu organismo sentirá a necessidade de mais energia, e então mudará a fonte principal do “carboidrato” para “gordura”. Sendo assim, você terá a necessidade de ingestão de alimentos gordurosos para gerarem energia ao seu corpo.

Diante dessa mudança que seu organismo estará passando nos primeiros dias, você talvez sentirá alguns incômodos, como dor de cabeça ou mal-estar.

Caso os sintomas persistam, é bom que você consulte um médico!

Após, aproximadamente 15 dias, seu organismo já estará totalmente adaptado a sua nova fonte de energia.

Já ouviu falar das dietas Atkins e Dukan? Assim como a Cetogênica, elas também prezam pela redução do carboidrato. Conheça elas aqui e escolha a melhor dieta para você!

Veja uma lista dos alimentos que são permitidos!

dieta cetogênica cíclica

Para você aderir à dieta cetogênica cíclica, inclua no seu cardápio alimentos como: carnes (todos os tipos, incluindo gordurosas como cupim, maminha e picanha); salmão, bacon, queijos brancos, ovos, creme de leite, presunto, mortadela, legumes, azeite, castanhas, frango, peixe, abacate, entre outros.

Evite ingerir alimentos que contenha açúcar em grande quantidade e aqueles fabricados com farinha de trigo. O resto está liberado, inclusive os alimentos gordurosos.

Como deve ser realizada a dieta cetogênica cíclica?

Essa modalidade de dieta deve ser realizada em alternância destes dois ciclos:

Primeiro Ciclo (6 dias)

Você deve consumir pouco ou nenhum carboidrato por seis dias.

Deve tentar estabelecer uma média de 20 a 40 gramas de carboidratos por dia, com preferência a alimentos de fontes de proteínas (carne, frango, peixe, ovos), gordura (óleo de coco“, óleo de peixe, abacate, manteiga, azeite de oliva), de folhas verdes (alface, alfazema, agrião, escarola, espinafre, rúcula, salsa) e vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve, couve-flor, nabo, agrião, rabanete e mostarda).

Segundo Ciclo (24 horas)

Após os seis dias, você deve passar 24 horas ingerindo alta quantidade de carboidratos.

É hora de inverter o ciclo anterior, consumir muitos carboidratos e poucas gorduras. Deve-se prezar pelos carboidratos provenientes das fontes boas, como: frutas, legumes, batata doce, inhame, mandioca entre outros; continuando a evitar alimentos provenientes do trigo e açucares.

Se você quer comer bem, mas sem esquecer-se da saúde, não deixe de procurar um nutricionista. O profissional será capaz de reprogramar toda a sua alimentação para incluir alimentos saudáveis e saborosos. Com um plano de saúde você tem acesso à diversos nutricionistas que podem te auxiliar sempre que você precisar. Perca peso comendo bem!

 

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