Consumir Remédio Vencido Poderia Fazer Mal - Bem estar de hoje

Consumir Remédio Vencido Faz Mal

Temos muitos problemas de ficarmos doentes, mas depois ficar meses e meses sem pegar uma gripe. Quando a gente pega essa gripe de novo, acontece de usarmos os mesmos medicamentos, mas eles acabam vencendo. Porém, se a gente consumir remédio vencido o nosso organismo pode rejeitar, pois se está vencido, o efeito se perde.

Você pode chegar cansado do trabalho, e muito estressado. Dores de cabeça são frequentes, mas sempre tem aquele remédio à mão. E aquele medicamento que você pegou na mão está vencido, então surge a dúvida de saber se pode ou não consumir remédio vencido. Logo, a pesquisa é feita, e então respondemos para você.

A data de validade significa que o produto é 100% garantido até o prazo final, todos os fabricantes admitem isso. Por causa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os produtos precisam ser regulados com data de validade, pois é lei. Eles estudam durante muito tempo para estabeleceram o tempo útil do remédio, porque cada substância tem sua própria fórmula. Conforme o tempo passa, o medicamento vai se tornando diferente, se deteriorando. Então, negativamente, não ira fazer efeito e poderá fazer muito mal. Dependendo do tipo de remédio, é necessário que o médico seja consultado.

Após consumir remédio vencido

Muitas pesquisas apontam que alguns remédios podem fazer efeito após o uso dele vencido, porém pode ser algo mais lento e demorado. Por isso não é indicado que seja consumido. A forma que o produto é guardado também causa influência na composição, porque pode ser guardado de uma forma ruim e ele com certeza não terá mais o efeito que é preciso, então a preservação estará pior antes mesmo do prazo de validade.

Alguns estudos de medicamentos com o exército, apontou, que mesmo depois de 15 anos, os efeitos do remédio se tornaram mais fracos, porém a sua eficácia principal se manteve. Com exceções de insulina, antibióticos líquidos e nitroglicerina.

Deve tomar remédio vencido?

De jeito nenhum. Tomar remédio vencido tem dois lados, o da sorte e o azar. E ninguém quer entrar na zona de 90% do azar. Então todo cuidado é muito pouco, principalmente se tratando da saúde. A Anvisa caracteriza medicamentos vencidos e transportados de forma errada, como inutilizáveis. Então o descarte se torna obrigatório. A data de validade está impressa por um motivo bem especial, então não é bom correr nenhum risco.

Portanto, ingerir medicamento vencido pode fazer muito mal e, assim, prejudicar a saúde do paciente. Por mais que tenha remédios que o consumo não traz danos à saúde, ainda é recomendado que vá ao médico, e com a receita, compre outro medicamento. Vá ao médico com o seu convênio. Mas se não tiver, clique aqui e faça a cotação online gratuita do plano de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *