Benefícios da Dieta Nórdica

Conheça os Benefícios da Dieta Nórdica para a sua Saúde

A Dieta Nórdica é um hábito alimentar proveniente do norte da Europa que vem ganhando seguidores em todo o mundo. Ainda mais, visto ser recomendada pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Portanto, venha conferir aqui os benefícios da dieta nórdica na sua vida!

Estudos comprovados pela própria OMS evidenciaram que os benefícios da dieta nórdica são inúmeros. Um deles é que a dieta ajuda a reduzir os riscos associados à obesidade, muito comum atualmente e que tem gerado problemas como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

Com a Dieta Nórdica, você está liberado para consumir alimentos que fazem parte da base alimentar de países nórdicos. Como por exemplo: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. Assim, é permitida a ingestão de peixes, aveias, legumes, nozes, dentre outros.

Em que consiste a dieta nórdica?

A grande diferença entre uma dieta ocidental média e a nórdica é que a última contém muito menos açúcar, menos gordura e muito mais fibras e peixes. Já ovos, queijo e iogurtes são produtos consumidos com maior moderação.

Para que você perceba os benefícios da Dieta Nórdica, gorduras animais e carnes devem ser evitados. Isto pois, raramente fazem parte da alimentação desses países.

Populações não nórdicas podem adaptar a dieta de acordo com sua realidade regional e escolher alimentos que possuem maior abundância em seu país.

No Brasil, por exemplo, as “berries” podem ser substituídas por frutas vermelhas mais fáceis de serem encontradas, como: amora, romã, pitanga e morangos. Assim como outras fontes também podem ser utilizadas como cebola, repolho, manga, mamão papaia, tangerina, laranja, banana e abacaxi.

Outra fonte de consumo importante são os peixes ricos em ômega 3, como: sardinhas, atum e salmão. O óleo de canola e o azeite de oliva extra virgem substituem o óleo de colza.

Um ponto importante que deve ser tocado são que as frutas e vegetais consumidos devem ser orgânicos. Isso evita prejuízos a saúde, pois reduzem a exposição aos produtos químicos. Podemos utilizar aveias, sementes de chia e abóbora, assim como leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico).

Benefícios da Dieta Nórdica

Benefícios da Dieta Nórdica

Quando a pessoa decide seguir a dieta nórdica de forma correta, certamente os resultados irão surgir em pouco tempo.

O maior dos benefícios da Dieta Nórdica é a perda de peso. Mas não é só isso, experimentos já demonstraram que a dieta nórdica realmente ajuda a reduzir a pressão arterial e os níveis de triglicerídeos.

Outros estudos também indicaram diminuição moderada nas taxas de colesterol e uma pequena redução nos níveis de açúcar no sangue.

É importante lembrar que para manter qualquer dieta é fundamental variar o cardápio em cada refeição. Além de tornar o processo mais agradável, isso com certeza vai ajudar a manter o objetivo.

Dietas engessadas e restritivas são difíceis de serem seguidas, geralmente trazem muitos transtornos e podem até gerar compulsão alimentar, então torna-se fundamental procurar um especialista antes de qualquer regime.

Cuide de sua saúde com um Plano de Saúde

Então se você se identificou com a dieta nórdica, quer uma vida mais saudável e pretende mudar sua forma de se alimentar faça um plano de saúde e siga as recomendações de nutricionista especializados.

Com o plano você terá todo o apoio necessário e receberá as melhores informações de especialistas. Garanta sua qualidade de vida!

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