campanha Junho Vermelho

Saiba mais sobre a campanha Junho Vermelho e seus pontos de coleta

O mês de junho está acabando, mas ainda dá tempo de participar da campanha Junho Vermelho. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Saiba quais são os procedimentos e os pontos de coleta em São Paulo.

Ainda restam três dias da campanha Junho Vermelho

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo iniciou o movimento “Eu Dou Sangue” no dia 1º de junho em todo o Brasil. A escolha se dá a partir da decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS) de intitular o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Ele, além de enfatizar a necessidade da doação, promove maior motivação para que pessoas sadias sejam voluntárias.

De acordo com um documento da OMS, em todo o mundo são obtidas mais de 81 milhões de unidades de sangue por ano. Ainda assim, apenas 27 milhões dessas são coletadas em países de média e baixa renda, onde vive grande parte da população mundial.

Ao longo do mês de junho, os brasileiros foram convocados para participar desse movimento importante e reforçar os estoques de sangue do país. Em um lugar onde ainda não possuímos esse costume, precisamos pensar na solidariedade e na necessidade de quem está aguardando por doações.

campanha Junho Vermelho

Como doar?

Para se tornar voluntário, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. No posto de saúde, é necessário apresentar apenas o documento de identidade original com foto recente. Antes da doação, é recomendável evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. E se você esteve com gripe ou resfriado, é melhor adiar a doação e aguardar mais algumas semanas.

Há outros impedimentos que podem ser identificados durante a entrevista de triagem. Assim, consulte o site da Secretaria do Estado da Saúde e os pré-requisitos. 

Após a doação, é necessário seguir algumas orientações. São elas:

  • Permanecer no Banco de Sangue por mais 15 minutos, a fim de evitar que você se sinta mal
  • Manter o curativo por pelo menos 4 horas
  • Não ingerir bebidas alcoólicas
  • Não fumar por 2 horas
  • Beber bastante líquido
  • Evitar esforço físico exagerado por 12 horas

No site do Governo de São Paulo você encontra os pontos de coleta na capital, na Grande São Paulo e no interior. Se você estiver de acordo para realizar a doação, não deixe de fazer parte do movimento! O procedimento não demora mais do que meia-hora e pode mudar a vida de milhares de pessoas.

 

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *