Benefícios do zinco

Benefícios do Zinco | Simples alimentos que mudam a sua saúde

O zinco ainda é um dos minerais mais desconhecidos pela população. Na verdade, as necessidades humanas de zinco são bem pequenas, entretanto a deficiência do mesmo no organismo pode causar sérios problemas de saúde. Isso porque, o zinco regula várias funções no organismo humano, como a saúde reprodutiva e a fertilidade masculina e feminina. Portanto, além de promover a saúde, existem vários benefícios do zinco para uma boa forma, que ajudam o emagrecimento e o ganho de massa muscular, por exemplo. Confira a seguir, os benefícios do zinco para a sua saúde.

Benefícios do zinco para a sua saúde

Abaixo você irá conhecer alguns dos benefícios do zinco para a saúde e a boa forma. Ressaltando o quanto esse mineral é importante para nosso corpo.

Aumento da imunidade

O zinco é bastante utilizado no combate de gripes, já que o número de linfócitos T é aumentado, tornando o sistema imunológico mais potente. Caso a infecção pelo vírus já tenha se estabelecido no organismo, o uso do mineral pode reduzir os sintomas da doença.

Benefícios do zinco

Combate aos sinais de envelhecimento

Dentre outros benefícios do zinco, um deles está relacionado a beleza. Isso pois, o zinco exerce uma alta influência sobre a aparência da pele e dos cabelos, além de evitar acnes e retardar o aparecimentos dos primeiros sinais de envelhecimento. Esse processo de envelhecimento também consegue atuar na saúde dos olhos.  Dessa forma, caso haja bons níveis de zinco no organismo, é possível que a degradação da visão aconteça de modo mais lento.

Prevenção contra doenças cardiovasculares

Todo o sistema circulatório também é contemplado com os benefícios do zinco. Isso ocorre porque, na presença de bons níveis, as células que revestem os vasos sanguíneos são mantidas saudáveis e em bom funcionamento. Dessa maneira, é possível evitar inflamações e acúmulo de colesterol no corpo, reduzindo significativamente o risco de doenças cardiovasculares.

Benefícios do zinco

Poderoso antioxidante

O zinco é um poderoso agente tanto anti-inflamatório quanto antioxidante. Tal capacidade ajuda a diminuir as chances de desenvolvimento do câncer. Isto pois, com bons níveis de zinco no organismo você evita a mutação de células cancerígenas.

Combate a diabetes

O zinco é um componente da insulina, atuando como regulador de sua atividade. Com isso o zinco estimula a insulina a se ligar em receptores das membranas celulares, promovendo a entrada da glicose na célula.

Alimentos que são fontes de zinco

Muitas pessoas não sabem onde encontrar esse mineral, dessa forma, selecionamos suas melhores fontes abaixo. Esperamos, assim, promover uma melhoria na sua saúde e de quem você ama.

  • Ervilhas e feijão;- Cereais integrais, como arroz e aveia;
  • Grão de bico;
  • Carnes;
  • Frutas como abacate, ameixa, banana, abacaxi, maçã, melão, morango e manga;
  • Legumes como abóbora, batata-doce, brócolis, batata, cebola, alface, cenoura, beterraba e couve-flor;
  • Peixes, fígado e ovos.

Buscando ajuda com especialista

Todavia, apesar de fazer bem ao organismo, é necessário ser cuidadoso com altas doses de zinco. Isto porque, em quantidade exagerada, ela se relacionada a:

Benefícios do zinco

  • Náuseas;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos;
  • Dor de estômago;
  • Dores de cabeça;
  • Diarreia.

Além destes fatores, seu consumo em excesso pode ainda prejudicar a absorção de outros nutrientes, como cobre e ferro. Por isso o mais aconselhável é consultar um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta. Afinal, ele é o único capaz de indicar os melhores alimentos para uma vida saudável e de acordo com suas necessidades nutricionais. Porém, como conseguir acesso ao nutricionista?

Com um plano de saúde você garante acesso à diversos profissionais e especialista no campo de nutrição e bem-estar. Dependendo da operadora, você adquire uma gama de coberturas e acessos contínuos à consultas e exames. Desta forma, você se permite realizar um acompanhamento com o nutricionista durante toda a dieta, sem estresses quanto à disponibilidade de atendimento e agendamento de consulta.  Veja aqui todas as oportunidades que um convênio médico pode te oferecer!

 

Relacionadas