benefícios do pinhão

Conheça alguns benefícios do pinhão para a saúde

A temporada de festas juninas já começou e tende a continuar com a chegada do inverno e do mês de Julho. Encontrado nas festas e nas quermeses, não podemos deixar de citar os inúmeros benefícios do pinhão para a saúde. Além de delicioso, ele é uma fonte extremamente rica em minerais e um grande aliado nas dietas emagrecedoras. Saiba mais!

Veja os benefícios do pinhão para a saúde

Na cultura chinesa, o pinhão é considerado símbolo de longevidade e imortalidade. Semente da araucária, uma das árvores mais comuns no sul do Brasil, o pinhão é considerado um alimento energético. Além de fibras e água, ele possui aproximadamente 70% de carboidrato, 9% de proteína e 5% de gorduras.

Geralmente consumido cozido ou tostado na chapa, a semente pode aparecer em farofas, saladas e ensopados. Um dos benefícios do pinhão é que por ser energético, é uma boa opção para lanches intermediários e para o consumo antes ou depois de atividades físicas. Sua semente não possui glúten e ele pode ser transformado em farinha para a preparação de massas.

No pinhão, também encontramos ferro, cobre, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e gorduras monoinsaturadas (gorduras boas para diminuir o colesterol). Ele ajuda na prevenção de anemias, doenças cardiovasculares e possui propriedades antioxidantes, auxiliando na saúde dos olhos. Por ser rico em GLA (ácido gamalinolênico), ele ajuda na inflamação e na lubrificação dos músculos, e no controle da temperatura corporal durante a Tensão Pré-Menstrual. 

Entre os benefícios do pinhão para o corpo, podemos citar:

Coração

Auxiliando na saúde cardiovascular, o pinhão ajuda a reduzir a pressão arterial e o mau colesterol (LDL), assim como aumenta o bom colesterol (HDL). Ele também melhora os triglicerídeos, tipo de gordura no sangue. Para incluir os benefícios, duas colheres de sopa é suficiente.

Peso

Por conta da alta presença de fibras, o pinhão é um alimento supressor de apetite. Ele aumenta a saciedade e ajuda a reduzir os níveis de açúcar. Para ajudar a reduzir a fome durante o dia, é recomendado adicionar quatro colheres de sopa da semana no café da manhã.

Mas é importante prestar atenção, já que o pinhão é um pouco calórico. Da mesma forma que ajuda no controle do peso, o consumo exagerado pode ter o efeito inverso.

Cabelo, pele e unhas

Entre os benefícios do pinhão para a saúde, podemos incluir o óleo presente em suas sementes. Ele pode auxiliar em alguns problemas de pele, como a psoríase e o eczema, e também promove o crescimento de células saudáveis.

 

benefícios do pinhão

 

Apesar de geralmente ser consumido cru, o ideal é cozinhá-lo em uma panela de pressão. Ao contrário de alguns alimentos, ele ganha mais atributos ao passar pelo processo de coacção.

Com a chegada do inverno, é ideal prestar atenção na saúde e nos sinais do corpo. Alimentos imunológicos e rico em fibras ajudam o corpo a combater os vírus, como o da gripe. Convênios médicos são importantes para não ser pego de surpresa e não ter que se preocupar com custos elevados de consultas e tratamentos.

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