benefícios do damasco

Benefícios do Damasco | Entenda porque ele é tão desejado

O damasco é uma fruta muito encontrada na alimentação dos brasileiros. Também conhecida em alguns lugares como abricó, ela é saborosa e nutritiva. As vantagens em consumir o damasco são inúmeros, portanto vamos te mostrar quais são os benefícios do damasco. Dessa forma, você conseguirá incluir essa deliciosa fruta em sua dieta e melhorar a sua saúde.

A fruta é rica em seu valor nutricional, possuindo antioxidantes como a vitamina C e alto teor de fibras, potássio e ferro. Entre os benefícios do damasco podemos incluir propriedades funcionais que atuam em sistemas e funções importantes de todo o organismo. Dessa maneira ele acaba sendo um remédio natural na prevenção de várias doenças.

Quer saber mais sobre os benefícios do damasco para a saúde? Abaixo traremos algumas vantagens de incluir essa fruta em seu dia a dia.

Ajuda na Perda de Peso

benefícios do damasco

Como é rico em fibras, o damasco proporciona uma sensação de maior saciedade e junto de seu sabor adocicado (principalmente se o mesmo for seco), ajuda a reduzir o desejo por doces, sendo dessa forma um grande aliado numa dieta para perda de peso.

Protege o Coração

As fibras encontradas na fruta também são responsáveis pelos benefícios do damasco para o coração. Elas reduzem o mau colesterol, evitando, dessa forma, o aparecimento de doenças cardiovasculares. Auxilia, igualmente, o aumento do bom colesterol.

O potássio, nutriente importante para o corpo, contido na fruta garante que o músculo do coração trabalhe de melhor forma e consiga se manter mais saudável.

Aliado na Saúde Ocular

benefícios do damasco

Mais um dos benefícios do damasco é que sua ingestão ajuda a prevenir a perda de visão causada pelos danos que a retina possa sofrer durante a vida. A fruta ajuda na fortificação dos nervos ópticos, sobretudo no combate a secura dos olhos.

Contribui para a Pele e Cabelo

Como o damasco é uma fonte de nutrientes como vitaminas A e C, ele é essencial para manter sua pele e mucosas saudáveis. Por isso, é uma ótima opção durante o verão, tanto na versão seca quanto na versão natural. Assim, sua pele se manterá sempre hidratada, mais forte e firme. Tais propriedades colaboraram, por conseqüência, no combate ao câncer de pele.

Colabora na Prevenção do Câncer

benefícios do damasco

Tendo em vista que o damasco possui propriedades antioxidantes, isso auxilia o combate aos radicais livres presentes no nosso corpo, que são os responsáveis pelo desenvolvimento de algumas doenças como o câncer.

Esses radicais livres são perigosos por atacarem a estrutura do DNA, o que leva ao crescimento anormal das células e promove a evolução do câncer. Por isso é tão importante não deixar de ingerir o damasco.

Anti-inflamatório potente

No damasco é possível encontrar as catequinas, que também são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias poderosas. A ingestão dessas catequinas causa mudanças consideráveis, como proteção de vasos sanguíneos de inflamações e controle da pressão arterial.

Aproveite dos Benefícios do Damasco

benefícios do damasco

Diante de tantos benefícios do damasco, é importante que você saiba que essa fruta é um verdadeiro aliado à sua saúde. E que também pode ser incluída em um processo de emagrecimento, porém deve ser consumido de forma moderada e conjuntamente a uma alimentação mais equilibrada. Por isso o mais aconselhável é consultar um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta, pois é ele o profissional que vai te indicar os melhores alimentos para uma vida saudável e de acordo com suas necessidades nutricionais.

Com um plano de saúde você garante acesso à diversos profissionais e especialista no campo de nutrição e bem-estar. Dependendo da operadora, você adquire uma gama de coberturas e acessos contínuos à consultas e exames.

Veja aqui as oportunidades que um convênio médico pode te oferecer!

 

Relacionadas