Beneficios do açai na musculação: Conheça-os e saiba quando usar

Beneficios do açai na musculação: Conheça-os e saiba quando usar

Eis a questão, quais os beneficios do açai na musculação? Será que é possível juntar o alimento mais gostoso e popular do público brasileiro com exercícios e atividades físicas?

 

Beneficios do açai na musculação e na saúde – Vamos investir!

Beneficios do açai na musculação: Conheça-os e saiba quando usar

Os beneficios do açai na musculação só provam que é possível ter uma prática saudável com gosto. Muito buscado hoje em dia, o estilo saudável vem liderando o topo da vida das pessoas. Ele se tornou aliado no âmbito profissional, pessoal, na alimentação e em relação ao corpo de todos que hoje em dia buscam mais qualidade de vida e satisfação pessoal.

Para entender porque o açaí é bom aliado na pratica de exercícios, precisamos antes entender do que ele é composto. O açaí é um fruto tipicamente brasileiro, encontrado na região amazônica e de grande influência econômica para o Brasil. Ele contém diversas propriedades benéficas para a saúde. São elas os minerais como o ferro, as proteínas, as Fibras, o Calcio, Fósforo, os antioxidantes, como é o caso da antocionina, seu principal antioxidante, além de conter muitas vitaminas diferentes como a Vitamina B1 e B2, e a Vitamina C. Todos esses componentes ajudam a manter o corpo mais saudável e ajudar em uma melhor alimentação.

CONHEÇA AQUI OPÇÕES DE PLANOS DE SAÚDE

O açaí como aliado na Musculação

Beneficios do açai na musculação: Conheça-os e saiba quando usar

O açaí ajuda não apenas em atividades anaeróbicas como a musculação. Ele também pode ser utilizado para atividades aeróbicas como a corrida, a luta e o ciclismo, por exemplo. São muitos os beneficios do açai na musculação, confira.

Na musculação o açaí pode ser consumido antes e depois do treino, no entanto é necessário avaliar qual efeito você quer obter antes de escolher uma dessas opções.

No pré-treino ele é utilizado devido ao seu alto teor energético. Ou seja, além de lhe prover mais energia, ele ajuda a revigorar, evitar fadiga, fortalece, sacia a fome e ajuda a desempenhar uma atividade melhor, visto que fara com que a pessoa se esforce por mais tempo para queimar calorias. Usado no pré-treino, ele vai possibilitar a pessoa manter o condicionamento físico e perder peso.

No pós-treino ele é mais indicado para quem busca aumentar a massa magra e repor os nutrientes perdido no decorrer do treino, como a glicose. Sendo utilizado após o treino ele pode reduzir a exaustão, a fadiga, o mal-estar e o desconforto, oferecendo maior energia e resistência á pessoa. Para esse caso é mais indicado o consumo do açaí batido com alguma fruta ou cereal.

Todavia, é importante lembrarmos que consumir o açaí misturado á leite condensado, paçoca, e outros componentes calórico não é indicado. Pois ao invés de ajudar a manter uma vida saudável estaremos fazendo exatamente o contrário.

O ideal é consumir no café da manhã, ou no café da tarde, substituindo os alimentos tradicionais pelo açaí puro, ou misturado com cereais, sucos ou geleias. Evitando sempre o excesso, para que não faça mal à saúde. Confira mais adiante receitas de vitaminas de açaí fáceis de fazer.

Benefícios

Beneficios do açai na musculação: Conheça-os e saiba quando usar

Confira abaixo quais os benefícios do açaí que o tornam tão famoso e nutritivo:

Previne o câncer

Devido ao antioxidante antocianina, presente na fruta, o açaí ajuda a prevenir o câncer promovendo a morte de células tumorais e reduzindo a possibilidade de aumento das células cancerosas presentes em diferentes órgãos do corpo;

Baixa o nível de colesterol

Ele diminui o colesterol ruim (LDL) e mantem o colesterol bom (HDL). Isso tudo ajuda a manter saudável o coração;

Protege o coração

O açaí cria uma proteção contra o endurecimento das artérias, denominado aterosclerose, através da diminuição de citonas inflamatórias;

Antioxidante

Os antioxidantes presentes no fruto agem contra os radicais livres. Possibilitando então, uma baixa em doenças cardíacas e derrame, além de ajudar o sistema imunológico;

Anti-inflamatório

O açaí ajuda a diminuir dores e inflamações, e sintomas de doenças crônicas como a asma;

Diminui o envelhecimento

Os antioxidantes presentes, ajudam a proteger as células do corpo de forma a reduzir a degeneração dessas. Isso ajuda a diminuir os efeitos causados pelo envelhecimento;

Auxilia no controle de acnes

Esse benefício é proporcionado pelos seus componentes anti-inflamatório, que diminuem inflamações causadas por cravos;

Diminui as Câimbras

O potássio existente no fruto possibilita melhor circulação, evitando assim possíveis desconfortos.

Aliado os dentes e dos ossos

Ele ajuda à saúde dos dentes e dos ossos, devido á grande presença de cálcio;

Fortalece e hidrata cabelos

O magnésio ajuda a regular os níveis de cálcio no couro e nos fios de cabelo, diminuindo a queda de cabelo e fortalecendo-o;

Lábios Hidratados

O açaí tem muitos componentes hidratantes que ajudam a diminuir as rachaduras nos lábios, além de deixá-los mais macios;

Previne hipertensão e osteoporose

Isso, devido ao cálcio e potássio presentes no fruto.

Promove uma memória melhor

Tal benefício é possível pelo Ômega 3, que além de melhorar a memória, também aumenta o sentido de alerta e concentração.

Como vimos acima, são muitos os benefícios proporcionados por esse fruto. Não há apenas beneficios do açai na musculação, há para o corpo e toda a saúde, também. Consulte um médico para saber como incorporar o consumo de açaí a sua dieta e seus treinos, de forma que seja mais eficaz e segura para você.

Sabia que se tornando beneficiário de um convenio médico você tem acesso aos melhores nutricionistas e especialista da área? Pois é, confira aqui tudo que é preciso saber sobre planos de saúde e veja como é rápido e fácil fazer uma cotação de valores. Vai se impressionar!

 

Receitas de Vitaminas

Beneficios do açai na musculação: Conheça-os e saiba quando usar

O açaí em seu local de origem, na Amazônia, ele é comumente consumido com mandioca, tapioca e outras farinhas.

Uma das opções que os consumidores das regiões centrais do brasil apostam para incrementar aos exercícios físicos são as vitaminas, ou também conhecidos como Shakes. Confira agora três receitas de vitaminas que utilizam o açaí:

Vitamina de Açaí com Banana

Ingredientes:

1 polpa de açaí congelada;

1 banana;

1/3 de suco de uva integral;

2/3 e agua;

Gelo a gosto.

Em seguida misture todos os ingredientes e bata no liquidificador, até virar uma mistura homogênea. Está pronto para o consumo!

 

Vitamina de Açaí com Morango

Ingredientes:

5 morangos congelados

Polpa de açaí congelada;

50ml de água de coco;

1 colher de sopa de chia.

Adiciono o açaí, o morango e a água de coco no liquidificador e bata até formar um creme. Em segui, adicione a chia e sirva-se!

 

Vitamina de Açaí com Abacaxi

Ingredientes:

2 colheres de polpa de açaí;

1 Fatia de abacaxi sem casca;

1 colher de chia;

250ml de leite de coco gelado;

Suco de um limão;

Folhas de Hortelã a gosto.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficarem homogêneos. Em seguida é só beber!

Agora que já sabe todos os beneficios do açai na musculação e na saúde, é só investir de forma moderada e sempre que possível, praticando exercícios.

Relacionadas