Atkins ou Dukan: Saiba como escolher a melhor dieta!

Atkins ou Dukan: Saiba como escolher a melhor dieta!

Atkins ou Dukan? Eis a duvida que vem permeando grande parte da população. Elas estão se tornando mais famosas á cada dia que passa, ainda mais por serem alvos de famosos e influenciadores. Conheça um pouco mais sobre as dietas, e saiba quais fatores as tornam diferentes, e procuradas.

Há diferenças entre Atkins ou Dukan

De tão parecidas que são, muitas pessoas não sabem se deve escolher a dieta Atkins ou dukan. Apesar de ambas serem dietas Low Carb, ou seja, de baixo carboidratos, elas possuem distinções. E estas se tornam ainda mais visíveis quando observamos suas fases e suas alimentações.

Estas dietas tem despertado interesse nas pessoas, pois muitos famosos vêm aderindo á hábitos alimentares totalmente baseados nela. Logo, as pessoas querem saber se é verídico que a dieta funciona seguindo apenas o passo-a-passo, sem necessidade de fatores externos.

Confira adiante como são caracterizadas cada uma das dietas e suas fases. Dessa forma poderá avaliar ambos os métodos e saber se é a Atkins ou Dukan que melhor se adequa á você.

Todavia, não esqueça que é necessário consultar um médico antes de iniciar alguma dieta. Sabia que com um plano de saude você tem acesso aos melhores nutricionistas e á muitos outros benefícios? Confira!

Atkins

Atkins ou Dukan: Saiba como escolher a melhor dieta!

Desenvolvida na década de 60 e carregando o nome de seu criador, a dieta Atkins é baseada em normas completamente restritivas.

Seu principal objetivo é a restrição de carboidratos pela supressão de proteínas e gorduras através do do processo de cetose. Esse processo visa mudar o metabolismo de forma utilizar a glicose como energia para queimar a gordura acumulada.

Conhecida por dieta da proteína, ela possibilita a diminuição de peso saudável, sem que seja preciso passar fome no processo. Ao invés de tirar refeições, ela vai propor uma substituição. Substitui os carboidratos pelas proteínas. Para tanto, ela vai propor uma refeição baseada em alimentos de origem animal como, carnes, peixes, bacons e ovos.

Etapas da Atkins

A dieta do Dr. Atkins é separada em quatro etapas, que tem de ser seguidas á risca para que o resultado seja eficaz. Confira quais são:

 Atkins ou Dukan: Saiba como escolher a melhor dieta!

Indução

Essa é a fase mais restritiva, em relação à alimentação, porém á que apresenta maiores resultados quanto ao peso. Nessa fase que dura em torno de 14 dias, é importante seguir o cardápio a risca. Este propõe uma alimentação baseada em proteínas e gorduras puras. Quaisquer outros alimentos que não estiverem no cardápio como pães, cereais, frutas, verduras, alguns laticínios e principalmente carboidratos, estão estritamente proibidos.

Não é recomendado que mulheres em processo de gravidez e pessoas que apresentam doença renal grave participem.

Perda de Peso Contínuo (PPC)

Essa fase é menos restritiva que a anterior, todavia, a quantidade de peso perdido também é menor.

Nessa fase a pessoa vai começar a introduzir aos poucos os carboidratos. Ou seja, se antes era permitida 20 g, agora poderá adicionar 5 g. Neste processo, porem, é necessário que mantenha grande atenção quanto ao peso, para que possa balancear a entrada de carboidratos não pode afetar seu metabolismo. A fase do PPC pode durar alguns meses, vai depender da pessoa e de seu organismo, até entrar na próxima fase.

Pré-manutenção

É nesta fase que a pessoa começa a se alimentar melhor. Durante a pré-manutenção, a perda de peso é de no máximo meio quilo por semana. Neste processo a pessoa estará adaptando o metabolismo e o corpo para que ele possa manter o peso. Para que tenha êxito, é necessário que a pessoa se acostume a se alimentar apenas do suficiente, evitando extrapolar nas refeições. É importante ressaltar que ela só deve ser realizada quando a pessoa estiver próximo do peso estipulado.

Manutenção

Essa fase é iniciada quando a pessoa conseguiu o resultado desejado. Para tanto essa fase tem que se tornar habitual na vida de quem fez a dieta. Pois, a partir de agora que a pessoa vai começar a controlar seu peso, através de pesagens em 4 dias da semana. Apesar de agora a alimentação estar um menos restringida, o consumo do carboidrato deve permanecer até 60 gramas.

Importante saber: Se passar do seu peso ideal nesta fase, é necessário retornar á primeira fase para continuar com a dieta.

 

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Dukan

Atkins ou Dukan: Saiba como escolher a melhor dieta!

A Dieta Dukan é totalmente baseada na ingestão de proteínas. Como apresenta seu autor, o Dr. Pierre Dukan, em seu livro “Não consigo emagrecer”, ela permite a perda de 5 kg em uma semana.

Assim como a Atkins, ela proporciona rápida perda de peso e é feita através de fases. Porém seu tempo de duração concerne de acordo com o peso que a pessoa pretende perder.

Esta dieta é estabelecida por uma lista de alimentos permitidos e não permitidos durante determinadas fases do processo. Como é o caso das proteínas magras, das verduras e dos legumes, priorizados em sua dieta.

Além desse fator diferenciador entre as duas dietas, há outro. A Dieta Dukan conta com um programa de treinamento, onde a pessoa pode ter acesso á receitas, acompanhamentos e consultas com o Dr. Dukan. Esse fator é motivador no progresso da dieta, e não é aplicado na dieta Atkins.

Etapas

Confira a seguir as 4 etapas, para entender como a dieta de Dukan funciona:

 Atkins ou Dukan: Saiba como escolher a melhor dieta!

Ataque

É a fase em que há o corte de todos os carboidratos como pão e arroz, e onde o organismo vai tentar se habituar á nova alimentação.

Ela dura em torno de 3 á 7 dias, permitindo a perda de 5 kg á 20 kg. É a etapa onde há maior redução de gordura.

Na lista são designados apenas 66 alimentos para essa fase, entre eles temos carnes magras, peito de peru, ovo e iogurte.

Cruzeiro

Na etapa Cruzeiro, vai haver introdução de alguns legumes e verduras no cardápio. Aliado á alimentação, será necessário aplicar praticas de exercícios físicos de 30 minutos diários.

A permanência nessa fase corresponde á quantidade de quilos que deseja perder. Sendo portanto, necessário 6 dias para cada quilo eliminado.

Alguns dos alimentos liberados na lista são o tomate, a abobrinha e o alface.

Consolidação

Ao contrario da etapa anterior, nessa etapa é necessário 10 dias para perder 1 kg. Isso deve-se á liberação dos 100 alimentos presentes na lista de permitidos. Entre eles há carboidratos, permitidos por apenas 2 vezes na semana, e frutas, que podem ser ingeridas até duas por dia. Em relação há bebida, nesta fase há a liberação de vinho, mas em poucas quantidades.

Estabilização

A etapa final da dieta do Dr. Dukan, permite que sejam ingeridos todos os alimentos que a pessoa optar ingerir. Todavia, para que possa estabilizar o peso, é necessário seguir um procedimento. Tem de haver a ingestão de proteínas pelo menos uma vez na semana, e devem ser efetuados exercícios diários de no minimo 20 minutos. Aliados á esses procedimentos, é necessário ingerir 3 frutas e 2 litros de água diariamente, alem de 3 colheres de aveia na semana.

 

Pontos negativos das dietas

Apesar de diferentes em alguns aspectos mostrados acima, a dieta Atkins e Dukan ainda tem características que a tornam quase iguais. Entre essas características esta a redução de carboidratos, que é a base que rege ambas as dietas. Outro fator são os pontos negativos que elas acarretam, seja pela redução do carboidratos ou de outros componentes no decorrer do processo. Confira as consequências da dieta Dukan e Atkins:

Atkins ou Dukan: Saiba como escolher a melhor dieta!

  • Por não serem dietas de reeducação alimentar, acaba sendo fácil retornar ao peso anterior;
  • Presença de cansaço e tonturas, provenientes na falta de carboidratos;
  • Sono excessivo, também devido ao elemento anterior;
  • Colesterol pode subir e ocasionar doenças cardiovasculares;
  • Constipação, devido á pouca ingestão de fibras no organismo;
  • Falta de concentração, devido á pouca ingestão de alimentos necessários ao corpo.

 

Agora, saber escolher entre a dieta Atkins ou Dukan ficou mais fácil! Basta avaliar qual método dialoga mais com seu estilo de vida, e com sua alimentação. Porém não podemos esquecer dos efeitos colaterais. Por isso antes de iniciar qualquer dieta é preciso se consultar com um especialista, para que este possa verificar quais casos se adequam melhor ao seu organismo.

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