Alimentos veganos - Saiba o que pode ou não ser consumido

Alimentos veganos – Saiba o que pode ou não ser consumido

Alimentos veganos constituem muito mais do que uma mudança alimentar. Correspondem á um estilo de vida. E por ser um estilo que exclui completamente todos os alimentos provenientes ou derivados de animais ele gera controvérsias.

O que são os alimentos veganos

Alimentos veganos tem como base os grãos, isto porque é uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal. Essa exclusividade de comida se dá pelo estilo de vida vegana, que prioriza, acima de tudo, a vida dos animais. Portanto, qualquer subsistência que tenha relação com animais, é imediatamente excluída do cardápio.

Entenda mais sobre o estilo de vida vegano.

Por não conter alimentos de origem animal, muitas vezes ele gera receios nas pessoas. Afinal é na carne e em outros provenientes de animais que encontramos muitas das proteínas essenciais para o corpo. Logo, há o questionamento. Será que extinguindo esses alimentos eu não ficarei com falta de algum componente essencial? A resposta é, não. Por mais que haja a exclusão de alguns componentes, a base fundamental é estar efetuando a substituição. Então para seguir com uma dieta vegana, substitua esses alimentos por outras opções como trigos, verduras e grãos.

Porém, um dos fatores que mais contribui para inibir as pessoas em relação a dieta vegana, é devido ao pensamento de que comidas naturais são ruins e sem-graça. Todavia, isso é um fator que vai depender principalmente do paladar e de sua capacidade de misturar ingredientes que juntos darão uma refeição maravilhosa. Inventou, temperou e ainda assim não gostou? Reinvente. E se ainda assim não der, invista no hábito.

Saiba qual a diferença entre vegetarianos e veganos.

 

SIMULE AQUI SEU PLANO DE SAÚDE

 

Quais alimentos são indicados

São indicados para uma alimentação vegana, o consumo de cereais integrais e refinados, como o arroz e o trigo. Legumes, ricos em nutrientes, são importantes para manter uma alimentação balanceada. Você pode estar investindo em sopas, como forma de agrupar maior quantidade de legumes e comer de forma saborosa. Também é permitida a ingestão de todos os tipos de grãos, como feijões e lentilhas, e suas variações.  Além das frutas, em que há opção de se comer sozinha ou misturada.

Ainda acha que são poucas opções de alimentos? Não se preocupe, atualmente, é possível encontrar diversas opções, como:

  • Tofu, feito de feijões de soja e água, é uma boa pedida para utilizar em doces ou salgados;
  • Hambúrguer e carnes vegetarianas;
  • Leites de soja, ou vegetal;
  • Margarina vegana;
  • Iogurte de origem vegetal;
  • Maionese;
  • De bônus, ainda tem sorvete vegano.

Fica claro que o mercado de alimentos veganos vem se atualizando cada vez mais, buscando oferecer novas opções que se assemelhem aos alimentos já conhecidos e consumidos por todos.

Para tanto, é necessário que atente-se aos rótulos dos alimentos. As vezes algum componente de animal pode ter sido usado. Como o caso do ovo, muitas vezes usado em tortas para pincelar. São informações como essa que podem passar despercebidas. Informe-se mais sobre a importância de ler rótulos de produtos.

Seguindo uma alimentação vegana, você investe em uma vida mais saudável, evitando também a obesidade e diminuindo riscos de desenvolver câncer.

Segue abaixo uma piramide de alimentos permitidos na dieta vegana.

Alimentos veganos

Antes de seguir qualquer dieta, é indicado que faça uma avaliação com um especialista. Assim ele poderá estar indicando o que é mais indicado para o seu caso.

 

 

 

 

Relacionadas