Alimentos Ricos em Ferro: Combater a anemia | Valor de Planos de Saúde

Alimentos Ricos em Ferro: Saiba como combater a anemia

Os alimentos ricos em ferro são fundamentais para o funcionamento do organismo. Isso porque, esse mineral contribui diretamente na formação celular sanguínea e auxilia no transporte e armazenamento de oxigênio nas células.

A falta de ferro pode acarretar em problemas como fraqueza; falta de apetite; unhas quebradiças; dificuldade de concentração; queda de cabelo e até causar anemia.

As necessidades do mineral no corpo varia com a idade e também com o período da vida. Todavia, sabe-se que ele é essencial durante a gravidez, já que as gestantes precisam de um maior consumo do ferro para o apropriado desenvolvimento do bebê.

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Importância dos alimentos ricos em ferro

Sem o ferro no corpo não se consegue fazer com que o oxigênio dos pulmões sejam transportado até as células, no qual será usado na produção de energia. Ou seja, o mineral é um dos grandes responsáveis por manter o nosso organismo vivo.

O ferro também é necessário em alguns processos de funcionamento dos músculos e órgãos vitais. Afinal, é com ele que se é capaz de produzir energia para as demandas das atividades diárias e exercícios mais intensos.

Quando não há quantidade de ferro suficiente no corpo, começa a se desenvolver a anemia. Isto pois, a produção de células vermelhas fica prejudicada. Dessa forma, a anemia pode levar a vários sintomas como cansaço; fraqueza; dificuldade em praticar certos exercícios físicos e até atividades mais simples.

Veja: Conheça sintomas e tratamentos de anemia.

A carência do ferro ainda afeta a capacidade de concentração e aprendizado, a saúde da pele, unhas e mucosas. Além disso, ela também pode reduzir as defesas do sistema imunológico. Portanto, percebe-se o quão importante é manter a presença do ferro em seu organismo.

Quais são os alimentos ricos em ferro?

Confira abaixo uma lista dos alimentos ricos em ferro. Ele pode ser encontrado tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal, portanto, se souber que está com pouco ferro no organismo se torna essencial consumir estes alimentos. São eles:

Alimentos Ricos em Ferro: Combater a anemia | Valor de Planos de Saúde

  • Carnes vermelhas;
  • Peixes;
  • Frango;
  • Gema do ovo;
  • Feijão;
  • Brócolis;
  • Lentilha;
  • Leite de coco;
  • Uva passa;
  • Aveia;
  • Ameixa seca;
  • Grão de bico;
  • Espinafre;
  • Beterraba.

Veja mais: Conheça mais alimentos ricos em ferro!

Procure ajuda com um nutricionista

Apesar do ferro ser fundamental em nossas vidas, é preciso muito mais para garantir uma vida com saúde. Para tanto, é necessário aliar uma alimentação balanceada à hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos.

Portanto não se esqueça. Antes de iniciar qualquer dieta ou reeducação alimentar, é fundamental consultar um especialista na área. Apenas um nutricionista pode indicar o melhor tratamento para você, assim como a alimentação e prática física mais adequada.

Tenha um Plano de Saúde e invista em atendimentos especializados, rápidos e sempre próximos. Apenas os planos de saúde te dão a liberdade de escolher diferentes profissionais e realizar consultas com rapidez.

Sendo assim, faça uma simulação de Plano de Saúde aqui no Valor de Planos de Saúde e veja qual opção melhor atende suas preferências. Segurança para a sua saúde de forma rápida e fácil você só encontra aqui!

 

 

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