combater anemia

Descubra 10 alimentos que conseguem combater anemia

Doença causada pela falta de sangue ou de alguns componentes do sangue, a o tipo mais comum de anemia é a ferropriva, causada pela ingestão insuficiente de ferro. Assim, listamos dez alimentos que ajudam a combater anemia a partir do maior consumo desse mineral.

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater anemia

Doença que resulta na diminuição de hemoglobina no sangue, a anemia pode não estar relacionada à perda de ferro por hemorragia, por necessidades férricas (gravidez, infância ou adolescente) e por uma dieta escassa do mineral. 

Qualquer pessoa pode acabar desenvolvendo a doença, mas algumas pessoas possuir maior predisposição. Assim, é preciso ficar atenta à saúde. Entre o grupo de risco, podemos incluir pessoas acima dos 65 anos que têm dietas pobres em ferro, pessoas com insuficiência renal, pessoas com dificuldade para absorver ferro e mulheres durante a menstruação ou parto.

Ainda assim, ela é uma doença que pode ser tratado durante a vida com uma dieta rica em ferro. Inúmeros alimentos podem ajudar na prevenção e no tratamento do problema.

Abaixo, separamos 10 que podem ser achados facilmente e ajudam a combater anemia:

Beterraba

Com alto de teor de ferro, a beterraba consegue ajudar na reparação e reativação das células vermelhas no sangue. Essas quando ativadas, aumentam o fornecimento de oxigênio em todas as partes do corpo. O vegetal pode ser consumido cru, cozida ou em sucos.

Nozes e sementes

Fontes de ferro, elas ajudam a aumentar os níveis do mineral no corpo. Entre as principais opções estão a castanha-de-caju, o pistache e a semente de abóbora. Entre eles, o pistache é a melhor fonte, já que contém cerca de 15 mg de ferro em 100 g.

Carnes

Algumas carnes possuem alto teor de ferro e de vitamina B12. Entre elas, podemos incluir carnes vermelhas magras e altas partes específicas, como coração, rins e fígado. Para combater a anemia, elas podem ser consumidas de 2 a 3 vezes por semana. Se quiser variar o cardápio, pode consumir carne bovina, de cordeiro, frango e peru.

 

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Espinafre

O vegetal é uma rica fonte de cálcio, ferro e vitaminas A, B9, E e C. Basicamente uma xícara de espinafre contém cerca de 3,2 mg de ferro, o que representa aproximadamente 20% da exigência do mineral diário para o corpo.

Soja

Um dos grãos que mais possuem ferro, a soja também contém baixo teor de gordura e algumas doses de proteína. Como contém ácido fítico, que impede a penetração do ferro, o ideal é mante-la na água durante a noite anterior ao preparo. Geralmente, a cada 100 g do grão, são oferecidos 9,4 mg do mineral.

Peixes

É importante criar o hábito de incluir peixes ou frutos do mar em sua dieta, por pelo menos três vezes na semana. Por conterem bastante ferro, eles ajudam na prevenção da anemia. Entre eles, os principais são o salmão, o atum e e alguns frutos do mar, como mexilhões e ostras.

 

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Ovos

Com grande quantidade de antioxidantes, o consumo de ovos ajuda a combater anemia. Rica fonte de proteínas, cada ovo contém cerca de 1 mg de ferro.

Ele pode ser consumido de diversas formas, mas as maneiras mais saudáveis incluem consumi-lo cozido ou como omeletes.

Grão-de-bico

Com uma boa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, o grão-de-bico é um importante ajudante na prevenção de doenças cardiovasculares e no tratamento de diversos tipos de anemia. Um copo de grão-de-bico cozido contém o equivalente à 26% do ferro necessário pelo corpo diariamente.

Feijão

Rico em ferro, ele pode ser preto, carioca, rosa ou rajado. A cada 100 mg, ele fornece cerca de 3,7 mg de ferro.

Pão integral

O pão integral contém alto teor de ferro, da mesma forma que outros alimentos com grãos. Uma fatia possui cerca de 6% do teor diário de ferro necessário e ele pode ser substituído pelo pão branco. Da mesma forma, aveia, e versões integrais de arroz e farinha de trigo também possuem bastante ferro.

 

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Entre os sinais mais comuns da doença estão cansaço, mal-estar, falta de ar, palpitações, sensibilidade ao frio e palidez. Se a anemia estiver em estágios mais avançados e for mais grave, pode haver ainda alterações na pele e nas mucosas. As unhas e os cabelos também tendem a ficar mais frágeis e a se quebrarem com bastante facilidade.

Se você desconfiar que esse pode ser o caso, procure um médico antes de fazer qualquer alteração na sua dieta. E lembre-se: manter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável é a melhor forma de cuidar da saúde e de melhorar sua qualidade de vida.

Com um convênio médico, você consegue a facilidade de realizar consultas e exames com médicos especializados. Aqui, você pode realizar a simulação de um plano de saúde e encontrar o que mais se adequa às suas necessidades.

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