alimentos fermentados

Alimentos Fermentados | Os aliados da sua Saúde

Já ouviu falar em alimentos fermentados? Para aqueles que não os conhecem, os Alimentos Fermentados estão classificados na categoria dos alimentos vivos, ou seja, alimentos ricos em vitalidade e enzimas digestivas. São produzidos por micróbios e dentre eles estão: iogurtes, queijos, chucrute, kombucha, kefir e kimchi (condimento típico da culinária da Coreia a base de hortaliças).

A grande importância dos alimentos fermentados consiste em facilitar a digestão e assimilação de nutrientes pelo corpo. Esses alimentos contêm uma série de bactérias saudáveis, os Lactobacilos, por exemplo, que ajudam a restaurar a microbiota do intestino para um estado mais saudável.  Portanto, a ingestão desse tipo de alimentos traz uma variedade de benefícios para a saúde, como uma melhor digestão, perda de peso e até aumento da imunidade.

Opções de Alimentos Fermentados

Veja algumas opções de alimentos fermentados que podem ser incluídos em sua alimentação:

  • Iogurte Probiótico

alimentos fermentados

Este é um produto lácteo popular produzido pela fermentação bacteriana do leite. O Iogurte Probiótico é rico em nutrientes importantes que incluem o fósforo, cálcio, potássio, riboflavina e vitamina B12.

Alguns tipos de iogurtes probióticos aumentam a saúde digestiva reduzindo distúrbios gastrointestinais como inchaço e diarreia. Outros benefícios que os mesmos trazem são o fortalecimento do sistema imunológico, a proteção contra a osteoporose e melhorar a saúde cardíaca.

  • Kefir

alimentos fermentados

Esse é um produto lácteo cultivado, composto por uma combinação de leveduras e bactérias com leite. É uma bebida grossa e picante. Seu aspecto é parecido com o iogurte mas possui um valor nutricional e terapêutico muito maior.

Há estudos que mostram que o kefir traz muitos benefícios a saúde, desde a digestão, desinflamação e saúde dos ossos.

  • Chucrute

alimentos fermentados

Nada mais é que um condimento no qual o repolho é desfiado e fermentado por bactérias de ácido lático. Tem um sabor semelhante ao picles e pode ser feito em casa. Possui baixa caloria e contém bastante fibra, vitaminas C e K, assim como oxidantes que promovem a saúde dos olhos e reduz os riscos de doença nessa parte do corpo.

Devido às suas propriedades oxidantes, o chucrute traz bons efeitos na prevenção do câncer. Portanto é

  • Kombucha

alimentos fermentados

É um tipo de bebida fermentada que é consumida há milhares de anos. Ela é preparada como chá preto ou chá verde, resultando em uma bebida ligeiramente avinagrada e levemente gaseificada.

A kombucha é rica em aminoácidos, minerais e probióticos benéficos a saúde. A bebida ajuda a prevenir a toxicidade hepática e os danos causados pela exposição a substancias químicas nocivas. Dessa forma, a ingestão desse tipo de alimento indica a redução de açúcar no sangue, de triglicerídeos e colesterol LDL.

Cuide melhor de sua saúde com a gente!

Agora que você já conhece os alimentos fermentados e pode incluí-los diariamente em sua alimentação e impactar realmente sua saúde. Porém, nada melhor que consultar um nutricionista. O profissional será capaz de te indicar os melhores alimentos para uma vida saudável e de acordo com as suas necessidades nutricionais. Afinal de contas, não podemos nos descuidar, embora a rotina acabe deixando os cuidados com a saúde de lado.

Por este motivo, ter um Plano de Saúde se mostra algo bastante vantajoso. Pois, com ele você garante acesso há diferentes profissionais de nutrição que podem te indicar a melhor dieta e alimentação, isto tudo com acompanhamento regular. Conheça algumas opções de planos de saúde e saiba o que podem te oferecer de inovador!

Relacionadas