Alimentos alcalinos

Alimentos Alcalinos | Aliados da sua Saúde

O consumo de alimentos alcalinos é capaz de fazer com que seu corpo funcione melhor de diversas maneiras. Com seu poder alcalinizante, eles eliminam toxinas, equilibram a acidez do sangue e contribuem com alguns processos do seu corpo, sendo essenciais para a nossa saúde. Uma dieta baseada em alimentos alcalinos também ajuda na saúde vascular, memória e aprendizado. Além de muitos nutrientes, eles também favorecem o fortalecimento de unhas e cabelos podendo levar até a perda de peso.

É importante que você entenda que não é o pH do alimento que é capaz de determinar se um alimento é alcalino ou não, e sim o rastro alcalino deixado pelo alimento em nosso organismo após ser digerido. Quer saber como verificar a acidez? Basta colocar uma fita de análise específica para pH na urina. Se o valor indicado estiver entre 7 a 7,5, essa é a garantia que o pH está neutro.

Dessa forma, vamos te mostrar exemplos de alimentos que irão auxiliar você na busca por uma melhor qualidade de vida. No entanto, ressaltamos que para alcançar uma vida mais saudável, a prática de exercícios físicos é essencial.

Conhecendo alguns alimentos alcalinos

A fim de melhorar a sua saúde, montamos uma lista especial com Alimentos Alcalinos para você consumir em seu dia a dia. O consumo regular desses alimentos irá colaborar com a sua saúde, mas eles não devem ser a base de sua dieta. Dessa maneira, uma dieta rica em fibras, frutas, proteínas e vegetais é essencial para complementar os seus novos hábitos alimentares.

Os alimentos alcalinizantes são, em sua maioria, alimentos com uma baixa quantidade de açúcar em sua composição. Essa dieta colabora, também, no controle de glicemia.

Para atingir o resultado esperado com seus novos hábitos alimentares, alimentos com uma alta acidez devem ser evitados. São eles: sucos cítricos, café e bebidas alcoólicas, por exemplo.

Raízes

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São as beterrabas, cenouras, rabanetes e nabos. Ainda se incluem outras raízes e tubérculos. As raízes são ricas em minerais e fibras; e dessa forma contribuem para a boa saúde geral do organismo. Podem ser consumidos crus ou cozidos, tanto ao vapor ou em água fervente e ainda serem temperadas com azeite, sal e ervas como hortelã ou salsinha.

Alho

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Além de fazer parte dos alimentos alcalinos, o alho é um antibacteriano natural, ajuda a saúde do coração e contribui com todo o sistema imunológico. Ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

O alho é considerado por muitos como um superalimento. Além disso, é um alimento de baixo custo e pode ser facilmente encontrado em qualquer supermercado ou armazém.

Maçã

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A maçã tem grande poder alcalinizante e fornecem fibras essenciais para o funcionamento do intestino. Possui também vários nutrientes como vitaminas e minerais.

Uma dica importante é não retirar a casca da maçã antes de a consumir. É na casca que a maioria dos nutrientes da fruta se encontra, dessa forma, o consumo da casca é altamente indicado. Por outro lado, é essencial que elas sejam de origem orgânica, já que a cultura de cultivo de maçãs é uma das mais bombardeadas por agrotóxicos.

Pepino

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O pepino também é um alimento alcalinizante vegetal muito valioso, justamente devido a sua composição. Ela possui uma grande quantidade de água, chegando a cerca de 95% do seu peso. O pepino possui, também, propriedades antioxidantes e é rico em vitaminas e minerais.

Geralmente eles são consumidos crus em saladas, mas é possível também incluí-los em sucos, junto com outras verduras ou frutas.

Abacate

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Apesar de ser um pouco calórico por conter algumas gorduras, caso seja consumido com equilíbrio, o abacate não contribui para o ganho de peso. A fruta também contém minerais, vitaminas, antioxidantes e detém um bom pH alcalinizante. O abacate também contribui no fortalecimento do Sistema Imunológico e previne a formação de aterosclerose.

Outros alimentos alcalinos para incluir na sua dieta

Dentre os alimentos citados acima ainda existem outros com poder alcalinizantes, como exemplo citamos:

  • Feijão branco;
  • Salsa;
  • Cebola;
  • Alface;
  • Limão;
  • Tomate;
  • Sementes de abóbora.

é notável que não faltam opções para quem quer ter uma vida saudável! Porém, destacamos que toda dieta deve ser acompanhada por um profissional da área da saúde. Assim como o aval de um nutricionista, pois ele é o profissional adequado para informar a dieta perfeita para cada tipo de pessoa. Portanto, não dependa do atendimento público de saúde. Além de ser demorado, conseguir realizar um acompanhamento periódico com ele é um processo lento e burocrático. Tendo um Plano de Saúde, você têm acesso à uma gama de profissionais da saúde e alimentação, em diferentes hospitais. Além disso, você consegue agendar consultas com facilidade e obtêm um acompanhamento frequente. Então, você já sabe. Para começar uma nova alimentação e melhorar sua saúde, contrate um Plano de Saúde e se consulte com os melhores especialistas do País!

 

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