5 alimentos para você não se preocupar com a data de validade

A data de validade de um alimento é um dos principais fatores a serem analisados na hora de comprar um produto. Além de ler rótulos dos alimentos com calma, você precisa se atentar para algumas informações essenciais na conservação e consumo do produto. Inclusive essa são duas coisas muito importantes que passam despercebidas pela maioria das pessoas.

Conheça mais sobre a Data de Validade dos Alimentos

data de validade

O Sistema de uma validade de um alimento por exemplo, chega a ser muito confuso. Em alguns casos o produto irá apresentar duas informações:

  • Best by: indica que aquele alimento será mais fresco se for consumido até a data marcada, mas o mesmo não estragará após a data;
  • Sell by”: indica o prazo em que o produto deve ser vendido pela loja. Alguns consumidores não tem certeza o suficiente para ganhar a confiança e consumir produtos que já passaram da data de validade. Desse modo muitos alimentos são desperdiçados e jogados no lixo mesmo ainda em boa qualidade.

Na verdade, alguns alimentos não ultrapassam a data de validade e sim passam por uma recomendação de até quando o produto estará melhor. Mas não de quando ele poderá afetar os riscos de sua saúde. Para você ter uma melhor ideia, alguns alimentos não estragam. Isso mesmo! Alguns alimentos podem ser conservamos por anos, sem tempo indeterminado.  Mesmo que tenha uma data impressa na sua embalagem. E para diminuir esse índice de alimentos que são jogados fora, selecionamos uma lista de 5 alimentos que podem ficar em seu armário por um bom tempo.

Alimentos sem Data de Validade

Mel

O mel pode ser consumido por tempo indeterminado. Contudo, ao decorrer do tempo que está sendo conservado, ele pode mudar a tonalidade de cor e acabar se cristalizando. Mas ainda assim poderá ser comido sem problema algum. Caso o mel cristalizar, coloque-o  vidro em uma panela com água quente e mexa-o até que ele volte ao normal.

Arroz

data de validade

Nosso bom e velho amigo arroz mesmo com a embalagem coberta de pó, o arroz poderá ser consumido normalmente e ficara tão bom como um arroz que você comprou recentemente. Vale lembrar que isso se aplica no arroz branco, o selvagem, arbório, jasmine e basmati.

Porém o arroz integral é um pouco diferente. Devido ao seu teor maior de gordura, ele pode ficar rançoso. Concluindo para uma qualidade boa do seu arroz, é preciso guarda-lo em um lugar harmonioso onde não penetre ar e nem fungos.

Sal

Sal de cozinha ou sal marinho pode ser conservado ao longe de bons anos e mantém a mesma qualidade que tinha quando comprou no mercado.

Bebidas alcoólicas

data de validade

As bebidas alcoólicas também entram nessa lista. As bebidas consideradas fortes se conservam em alguns lugares escuros e frios. Mais um maior tempo. Se você tiver um bar pode até passar de geração para geração. A bebida não perderá sua essência, pode até ser que perca um pouquinho de aroma, mas nada que seja tão perceptível

Café Solúvel

Para os adoradores de café podem preparar o estoque, o café pode ser guardado para sempre. Com a embalagem aberta ou não, ele sempre será pronto para o consumo. Obviamente, a forma como é conservado certamente influencia no aroma e sabor do produto.

Leia mais Dicas de Saúde:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *